SÍNDROME DE DOWN: MITOS E FATOS

SÍNDROME DE DOWN: MITOS E FATOS.

Durante anos, a Síndrome de Down foi vista como uma condição incapacitante, em que as crianças desenvolviam poucas habilidades e as comorbidades decorrentes da alteração genética dificultavam o dia a dia. Hoje, com o avanço científico e novas formas de abordagem, as pessoas com Síndrome de Down e os responsáveis enxergam oportunidades de estudar, trabalhar e conviver socialmente.

  MITO  FATO
Pessoas com Síndrome de Down não vivem muito.Hoje, as pessoas com Síndrome de Down podem ter expectativa de uma vida longa com a atenção médica adequada.
Mães mais velhas têm bebês com Síndrome de Down.Embora mães mais velhas tenham maior chance individual de ter um bebê com Síndrome de Down, na verdade, nascem mais de mães mais jovens, refletindo a maior taxa de natalidade nesta faixa etária.
Pessoas com Síndrome de Down não conseguem alcançar metas normais de vida.Com o suporte certo, eles podem. A maioria das pessoas com Síndrome de Down aprende a andar e falar, e muitas frequentam escolas regulares, passam nos exames vestibulares e vivem uma vida adulta plena e semi-independente.
As pessoas com Síndrome de Down parecem todas iguais.Existem características físicas comuns que podem ocorrer. Mas pessoas com Síndrome de Down podem ter todas estas ou nenhuma delas. Ela sempre se parecerá mais com sua própria família do que com outra pessoa com a Síndrome.
Pessoas com Síndrome de Down são sempre felizes e afetuosas.Somos todos indivíduos e as pessoas com Síndrome de Down não são diferentes de ninguém em seus traços de caráter e humores variados.

Traduzido do artigo “Miths and facts” publicado por DSI – DOWN SYNDROME INTERNATIONAL e disponível clicando aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.

Posted in Desenvolvimento Infantil, Qualidade de vida, Síndrome de Down, Terapia Ocupacional and tagged , , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *