SINAIS DE TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL (TPS) – Parte 8 – SISTEMA INTEROCEPTIVO

Sistema interoceptivo e sua relação com TEA

O que é interocepção

O sistema sensorial interoceptivo é uma área com a qual a maioria das pessoas não está muito familiarizada.

Interocepção é o sentido que ajuda você a entender e perceber o que está acontecendo dentro do corpo. Existem receptores em seu interior, nos órgãos e na pele. Esses receptores enviam informações sobre o interior do corpo para o cérebro. Isso ajuda a regular funções vitais, como temperatura corporal, fome, sede, digestão e frequência cardíaca.

(Imagem: SINAPSE – Núcleo de Terapias Integradas)

Por exemplo, você é capaz de saber se o coração está batendo rápido ou se você precisa respirar mais profundamente. Você é capaz de dizer se precisa usar o banheiro. Você sabe se está com fome ou satisfeito; se está sentindo calor, frio, sede, enjoado, coceira ou cócegas.

Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) no Sistema Interoceptivo

Para crianças com problemas de processamento sensorial, o cérebro pode ter problemas para entender essas informações. E podem não ser capazes de dizer quando estão sentindo dor ou quando a bexiga está cheia; para elas uma coceira pode parecer dor ou a dor pode parecer cócegas.

Também podem ter dificuldades para “sentir” suas emoções. Podem não estar bem sintonizadas com os sinais corporais que ajudam a interpretar a emoção. Incapazes de sentir e interpretar essas sensações corporais, é mais difícil identificar claramente qual a emoção. Por exemplo, elas podem não “sentir” medo porque não reconhecem que seus músculos estão tensos, sua respiração é rápida (respira pelo tórax sem usar o diafragma) e seu coração está acelerado.

Interocepção e autorregulação

Ter problemas com esse sentido também pode tornar a autorregulação um grande desafio. Quando você é capaz de dizer que está com sede, você sabe que precisa tomar um gole de água. Quando você sente que sua bexiga está cheia, você sabe que precisa ir o banheiro. Quando você sente uma sensação de frustração, sabe explicar o que está incomodando.

Porém para algumas crianças, esse sistema não funciona bem e elas não conseguem regular suas respostas adequadamente. Assim, podem ter enurese noturna (perda involuntária de urina enquanto dorme); ou não saber por que estão se sentindo mal e ter crises/colapsos. Crianças que lutam com esses problemas podem não ser capazes de identificar a verdadeira fonte de seu desconforto.

Lista de sinais

Hiper-responsividade

Hiper-responsividade do sentido interoceptivo pode se apresentar em uma criança como reação exagerada às sensações internas do corpo. E pode se manifestar como:

  • Alta tolerância à dor
  • Desligado ou excessivamente sensível às sensações do aparelho digestivo
  • Desligado ou excessivamente sensível à sensação do batimento cardíaco
  • Sempre com fome ou com sede
  • Come cada vez mais para evitar a sensação de fome
  • Incapaz de sentir a sensação de estar satisfeito, saciado; come demais ou bebe demais
  • É incapaz de responder adequadamente à opressão de sentimentos de tristeza, raiva, felicidade, etc.
  • Vai ao banheiro com mais frequência do que o necessário para evitar a sensação de bexiga ou intestino cheios
  • Não percebe mudanças na temperatura corporal
  • Não liga e é excessivamente sensível à transpiração
  • Excessivamente sensível a cócegas ou coceira
  • Excessivamente sensível ao frio ou ao calor
  • Excessivamente sensível a sinais de doença
  • Tem receio de vomitar

Hipo-responsividade

A hipo-responsividade do sentido interoceptivo pode se apresentar em uma criança fraca ou baixa reação às sensações internas do corpo. E pode se manifestar como:

  • Baixa tolerância à dor
  • Não sabe a hora de ir ao banheiro
  • Nunca diz que está com fome ou com sede
  • Não bebe ou não come o suficiente
  • Dificuldade no uso de banheiros; demora mais a aprender o uso de banheiro
  • Nunca se queixa de frio ou calor (usa shorts no inverno ou calça comprida no verão)
  • Nunca reclama de doença
  • Tem dificuldade de dormir
  • Incapaz de identificar as sensações ou de dar respostas apropriadas

Conclusão

Atividades de atenção plena (como meditação), exercícios físicos e uma dieta sensorial podem ser opções úteis para crianças que lutam com a interocepção. Mas. na verdade, especialistas ainda estão pesquisando e aprendendo sobre como ajudar crianças que lutam com informações interoceptivas.


Extraído e traduzido do artigo “Interoception and sensory processing issues: what you need to know” publicado em UNDERSTOOD. Para ler o artigo original, clique aqui.

Para os Pais – Observação importante:

  1. O objetivo desta lista de sinais de transtorno de processamento sensorial é ajudar os pais e profissionais, que interagem com crianças, a se informar sobre sinais específicos de disfunção de processamento sensorial.
  2. Uma lista de sinais não deve ser usada como critério diagnóstico absoluto para rotular crianças com transtorno de processamento sensorial. É simplesmente um recurso a ser usado como ponto de partida para identificar sintomas de possíveis problemas e para pesquisar mais.
  3. Havendo dúvidas sobre as respostas sensoriais de seu filho(a) use estas listas de sinais de disfunções sensoriais como ponto de partida e entre em contato com um pediatra e um terapeuta ocupacional pediátrico.

Esta é a última parte da série de artigos sobre TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL (TPS).

Confira as 7 partes anteriores para ter uma visão completa do artigo.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


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