SINAIS DE DISFUNÇÕES DO SISTEMA GUSTATIVO
O sistema olfativo, assim como o sistema gustativo (sabor), faz parte do seu sistema químico-sensorial. Ele detecta odores de produtos químicos ou moléculas de odor.
Como funciona o Sistema Olfativo?
Quando se respira, os receptores olfativos ou células olfativas detectam moléculas de odor do ar. Esses receptores são, na verdade, células ciliadas muito pequenas dentro do nariz que reagem às moléculas de odor.
Então, os receptores olfativos enviam um sinal neural ao bulbo olfativo. O bulbo olfativo, localizado no sistema límbico do cérebro, organiza e processa todos os odores. Também está conectado a várias regiões do cérebro.
O bulbo olfativo contém milhares de células receptoras de odor que transportam informações olfativas processadas pelo bulbo olfativo para outras regiões do cérebro.
As conexões ocorrem por meio de dois caminhos, um sendo uma rota direta para os neurônios no cérebro e o segundo sendo um caminho que passa perto do céu da boca. Este canal está ligado ao sabor dos alimentos.
Quando ocorre uma disfunção?
O processamento olfativo atípico pode ocorrer quando há um aumento ou diminuição anormal dos sinais transmitidos do epitélio olfativo (células olfativas) para o bulbo olfativo. Também pode ocorrer se os receptores sensoriais ou neurônios transmitirem sinais incorretos ao cérebro, fazendo com que uma pessoa sinta o cheiro das coisas de maneira diferente do real (muitas vezes como desagradável) ou de coisas que não têm cheiro.
Problemas de integração sensorial
Existem algumas evidências que indicam que o olfato está mais associado à memória do que o sentido da visão ou outros sentidos. A conexão do sentido olfativo com a parte emocional do cérebro faz com que certos cheiros possam causar ansiedade ou colapsos sensoriais em crianças com dificuldades de processamento sensorial, por causa de lembranças de experiências anteriores.
Problemas de Percepção ou Discriminação Sensorial
Problemas de discriminação e percepção ocorrem quando o cérebro está tendo dificuldade para interpretar e dar significado à entrada sensorial.
- As funções de discriminação olfativa geralmente andam juntas com as de discriminação gustativa/oral (paladar), porque os dois sistemas estão intimamente conectados.
- O cérebro não consegue identificar odores ou de onde vem um odor.
- Há distorção de odores – geralmente, neste caso, um odor que é agradável para a maioria das pessoas pode ser sentido, ao contrário, como um cheiro desagradável.
Lista de sinais
A seguir estão alguns dos sinais comuns de que uma criança pode estar com problemas de processamento sensorial no sistema olfativo.
Hiper-responsividade
A Hiper-responsividade do olfato pode se apresentar em uma criança como reação exagerada à sensação olfativa. Pode se manifestar como:
- Evita alimentos por causa de seus cheiros
- Evita locais públicos por causa de muitos odores diferentes
- Diz a outras pessoas que elas cheiram mal
- Sente o cheiro de coisas que outras pessoas não sentem por ser muito sutil.
- Tem reações fortes e até agressivas diante de certos odores
- Sente como forte, certos odores que os outros consideram suave
- Evita locais públicos por causa de muitos odores diferentes
- Tem ansiedade por causa de alguns odores
- Evita certos alimentos por causa de seus cheiros e isso contribui para seletividade alimentar, levando a uma dieta muito limitada
- Tapa o nariz diante de certos perfumes
- Tem problemas no banho por preferir certos aromas de perfumes e não tolerar outros
Hipo-responsividade
A hipo-responsividade do olfato pode se apresentar em uma criança como uma reação fraca ou inexistente à sensação olfativa. E pode se manifestar como:
- Frequentemente cheira pessoas e objetos
- Gosta de aromas fortes
- Não percebe cheiros “perigosos”, como produtos químicos tóxicos, gás, ácidos, etc.
- Pede para cheirar mais determinados odores
Para os Pais – Observação importante:
- O objetivo desta lista de sinais de transtorno de processamento sensorial é ajudar os pais e profissionais, que interagem com crianças, a se informar sobre sinais específicos de disfunção de processamento sensorial.
- Uma lista de sinais não deve ser usada como critério diagnóstico absoluto para rotular crianças com transtorno de processamento sensorial. É simplesmente um recurso a ser usado como ponto de partida para identificar sintomas de possíveis problemas e para pesquisar mais.
- Havendo dúvidas sobre as respostas sensoriais de seu filho(a) use estas listas de sinais de disfunções sensoriais como ponto de partida e entre em contato com um pediatra e um terapeuta ocupacional pediátrico.
Veja no artigo seguinte
Sinais de Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) – Parte 8 – SISTEMA INTEROCEPTIVO
Baseado no artigo “Sensory Processing Disorder Checklist” publicado em THE OT TOOLBOX. Original disponível clicando aqui.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
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