SINAIS DE DISFUNÇÕES DO SISTEMA GUSTATIVO
O sistema gustativo é mais conhecido como nosso sentido do paladar, funciona muito de perto com o sistema olfativo (cheiro). Além disso, também muito importante para crianças com autismo e as funções de processamento sensorial é o sistema motor oral.
O sistema motor oral não é propriamente um sentido. Na verdade, é a maneira como os sentidos estão interconectados e trabalham juntos dentro da boca. Este sistema permite não apenas saborear, mas também mastigar, deglutir e comunicar. É também o sistema que informa ao cérebro se algo está quente ou frio, mastigável ou pastoso, etc.
Essas texturas e a temperatura, juntamente com o sabor detectado pelo sistema gustativo e o cheiro pelo sistema olfativo, combinados, desempenham um papel importante na forma como as pessoas respondem a diferentes alimentos.
Como funciona o sistema gustativo?
Primeiro, veremos como o sistema gustativo funciona, para depois falarmos sobre como todos os sentidos trabalham dentro da boca em conjunto com o sistema motor oral.
A língua é porosa e os poros são chamados de papilas. Ao olhar a língua no espelho, pode-se ver os poros. E todas as papilas gustativas estão localizadas dentro desses poros.
Na verdade, cada poro tem de 5 a 1000 papilas gustativas dentro dele. Por sua vez, as papilas gustativas são compostas de receptores gustativos. São os receptores gustatuvos que detectam sabores e, em seguida, transmitem estas informações sensoriais ao cérebro.
Pode haver de 10 a 50 receptores gustativos por papila gustativa (e 5 a 1.000 papilas gustativas por poro).
Além destes há ainda outros receptores sensoriais na língua. São os receptores táteis que detectam a dor e a temperatura.
Basicamente, sempre que algo entra em nossa boca (principalmente alimentos) os receptores gustativos são ativados.
A estrutura química das células de sabor determina quais receptores gustativos são ativados. Em seguida, os receptores ativados geram um impulso nervoso, enviando a mensagem através da via neural até o cérebro. Os receptores gustativos percebem cinco sensações: salgada, doce, amarga, azeda e salgada.
Como os diferentes tipos desses receptores respondem a diferentes substâncias, assim por exemplo, ao saborear o chocolate não são ativados os mesmos receptores gustativos que são usados ao provar uma pimenta.
Quando os sinais do paladar atingem o cérebro
Nos outros sentidos, os sinais neurais normalmente vão direto para o córtex sensorial, onde são interpretados pelo cérebro e, em seguida, gerada uma resposta.
O sistema gustativo é um pouco diferente. Os sinais desse sistema fazem uma parada no tronco cerebral antes de chegar ao córtex gustativo.
O tronco cerebral determina qual reação inconsciente ao sabor que o corpo vai ter. Por exemplo, se o sabor for desagradável, o tronco cerebral pode provocar náuseas ou engasgos como uma reação automática. Isso pode acontecer antes de sentir o sabor da comida (pois tudo acontece muito rapidamente).
Só quando o sinal atinge o córtex gustativo é que sentimos o sabor de alguma coisa. Aqui, todas as informações de sabor são classificadas.
Os sinais do sistema olfativo também vão para o córtex gustativo porque o olfato desempenha um papel importante no paladar. Por isso, uma congestão nasal afeta o sabor da comida.
Enquanto muitas crianças com necessidades sensoriais tendem a mastigar a gola da camisa ou lápis como estratégia sensorial para buscar as necessidades de propriocepção, o comportamento pode ocorrer como resultado ou como uma reação hipo-responsiva à entrada oral. Outras crianças podem procurar sensações gustativas intensas e, nesse caso, colocar itens não comestíveis na boca para satisfazer essa necessidade sensorial. Outras crianças podem ainda responder de forma exagerada ou insuficiente a certos sabores ou sensações gustativas. Para essas crianças, é comum a recusa alimentar relacionada a textura ou sabor.
Lista de sinais
Hiper-responsividade
A hiper-responsividade a estímulos sensoriais orais pode se apresentar em uma criançacomo uma reação exagerada à sensação gustativa. Pode se manifestar como:
- Não gosta de texturas misturadas (cereal no leite ou sopa com pedaços de legumes)
- Resistente a experimentar novos alimentos
- Evita certas texturas
- Evita canudos (de sugar líquidos)
- Evitar temperaturas específicas de alimentos ou bebidas
- Tem seletividade alimentar
- Engasga com frequência enquanto come (problemas de mastigação ou deglutição)
- Preferência por alimentos macios
- Evita temperaturas extremas (incapaz de tolerar alimentos quentes ou frios)
- Não gosta de alimentos misturados no prato
- Usa somente um tipo específico de colher ou garfo ou não usa nenhum utensílio
- Intolerância à escovação dos dentes
- Rejeição e ansiedade diante de novos alimentos
- Não retem a saliva na boca – baba com frequência.
Hipo-responsividade
A hipo-responsividade do sentido gustativo pode se apresentar em uma criança como uma fraca ou nenhuma reação à sensação gustativa. Pode se manifestar como:
- Lambe objetos
- Morde os outros e a si mesmo
- Mastiga as roupas (mangas, golas, etc.)
- Mastiga objetos não alimentícios como lápis, brinquedos e outros
- Prefere escova de dente elétrica (vibração)
- Prefere alimentos bem condimentados ou picantes
- Prefere alimentos mastigáveis, crocantes
- Enche a boca de comida
- Prefere comida muito quente ou muito fria
- Faz sons irritantes com a boca
- Trinca os dentes ou morde os lábios e bochechas, frequentemente
Para os Pais – Observação importante:
- O objetivo desta lista de sinais de transtorno de processamento sensorial é ajudar os pais e profissionais, que interagem com crianças, a se informar sobre sinais específicos de disfunção de processamento sensorial.
- Uma lista de sinais não deve ser usada como critério diagnóstico absoluto para rotular crianças com transtorno de processamento sensorial. É simplesmente um recurso a ser usado como ponto de partida para identificar sintomas de possíveis problemas e para pesquisar mais.
- Havendo dúvidas sobre as respostas sensoriais de seu filho(a) use estas listas de sinais de disfunções sensoriais como ponto de partida e entre em contato com um pediatra e um terapeuta ocupacional pediátrico.
Veja no artigo seguinte
Sinais de Transtorno do Processamento Sensorial – Parte 7 – SISTEMA OLFATIVO
Baseado no artigo “Sensory Processing Disorder Checklist” publicado em THE OT TOOLBOX. Original disponível clicando aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
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