SINAIS DE TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL (TPS) – Parte 5 – SISTEMA  AUDITIVO

Sinais de disfunções do SISTEMA AUDITIVO

Os órgãos receptores do sistema auditivo estão localizados no ouvido e são responsáveis por receber a vibração das ondas sonoras e transformá-las em sinais neurais. As informações de frequência, bem como o tempo e a intensidade do som são levadas para o sistema nervoso central. O sistema auditivo é integrado à entrada somatossensorial para desempenhar papel importante no controle da orientação dos olhos, da cabeça e do corpo ao som.

Como funciona o sistema auditivo?

Ouvido externo

O som chega ao pavilhão auricular normalmente designado por orelha. O pavilhão auricular tem como função conduzir as ondas sonoras pelo canal auditivo externo até à membrana timpânica. Em conjunto, o pavilhão auricular e o canal auditivo externo, constituem o ouvido externo. Além disso, funciona como refletor de som que nos ajuda a identificar de que direção vêm os sons que estamos ouvindo.

Ouvido médio

O ouvido médio é constituído pela membrana timpânica e uma cadeia de ossículos ligados entre si. As ondas sonoras provenientes do ouvido externo atingem o tímpano fazendo-o vibrar. Este movimento vibratório propaga-se aos ossículos, sendo posteriormente transmitido ao ouvido interno. 

Ouvido interno

A cóclea – o órgão da nossa audição e do nosso equilíbrio – juntamente com os nervos auditivos formam o ouvido interno. O som transmite-se ao ouvido interno pelas vibrações dos ossículos do ouvido médio, os quais estão ligados à cóclea. Células microscópicas e sensíveis convertem essas vibrações em sinais elétricos que são transportados pelos nervos até o córtex auditivo no cérebro, onde são decodificados e interpretados.

Com base nessa interpretação o cérebro envia para o corpo uma resposta comportamental.

Lista de Sinais

Hiper-responsividade

Hiper-responsividade da audição pode apresentar em uma criança como uma reação exagerada à sensação auditiva. Pode se manifestar como:

  • Assusta-se facilmente a sons inesperados
  • Não gosta locais barulhentos
  • Excessivamente sensível a alto-falantes de rádio, TV, etc.
  • Medo de detectores de fumaça, alto-falantes suspensos
  • Silencia os outros ou pede que eles parem de falar
  • Tapa os ouvidos com as mãos quando o som é alto
  • Sensível a certos sons, como liquidificador, aspirador de pó, cachorro latindo ou motor da geladeira
  • Incomoda-se e é facilmente distraído por pequenos sons e ruídos de fundo, como tique-taque do relógio, água pingando na torneira, etc.
  • Pode ter dificuldades acadêmicas (na escola)
  • Tem medo de ir a banheiros públicos devido às descargas barulhentas ou ruído dos secadores de mãos

Hipo-responsividade

A hipo-responsividade do sentido auditivo pode se apresentar em uma criança como uma reação fraca à sensação auditiva. Pode se manifestar como:

  • Parece não perceber os sons
  • Fala alto sempre
  • Mantém os ouvidos colados aos alto-falantes do rádio ou fontes sonoras
  • Gosta de ouvir música, TV e outros aparelhos sonoros com volume alto de som
  • Não responde a sons importantes como alarmes
  • Frequentemente emite sons estranhos em momentos inapropriados
  • Pode fazer ruído batendo com um objeto na mesa, cantarolando, etc.
  • Imita sons dos outros
  • Conversa consigo mesmo
  • Dificuldade em localizar sons, especialmente em ambiente barulhento
  • Procura por ruídos de fundo comuns, como pedir que o ventilador esteja ligado.

Para os Pais – Observação importante:

  1. O objetivo desta lista de sinais de transtorno de processamento sensorial é ajudar os pais e profissionais, que interagem com crianças, a se informar sobre sinais específicos de disfunção de processamento sensorial.
  2. Uma lista de sinais não deve ser usada como critério diagnóstico absoluto para rotular crianças com transtorno de processamento sensorial. É simplesmente um recurso a ser usado como ponto de partida para identificar sintomas de possíveis problemas e para pesquisar mais.
  3. Havendo dúvidas sobre as respostas sensoriais de seu filho(a) use estas listas de sinais de disfunções sensoriais como ponto de partida e entre em contato com um pediatra e um terapeuta ocupacional pediátrico.

Veja no artigo seguinte:

Sinais de Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) – Parte 6 SISTEMA GUSTATIVO


Baseado no artigo “Sensory Processing Disorder Checklist” publicado em THE OT TOOLBOX. Original disponível clicando aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


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