Sinais de disfunções do SISTEMA AUDITIVO
Os órgãos receptores do sistema auditivo estão localizados no ouvido e são responsáveis por receber a vibração das ondas sonoras e transformá-las em sinais neurais. As informações de frequência, bem como o tempo e a intensidade do som são levadas para o sistema nervoso central. O sistema auditivo é integrado à entrada somatossensorial para desempenhar papel importante no controle da orientação dos olhos, da cabeça e do corpo ao som.
Como funciona o sistema auditivo?
Ouvido externo
O som chega ao pavilhão auricular normalmente designado por orelha. O pavilhão auricular tem como função conduzir as ondas sonoras pelo canal auditivo externo até à membrana timpânica. Em conjunto, o pavilhão auricular e o canal auditivo externo, constituem o ouvido externo. Além disso, funciona como refletor de som que nos ajuda a identificar de que direção vêm os sons que estamos ouvindo.
Ouvido médio
O ouvido médio é constituído pela membrana timpânica e uma cadeia de ossículos ligados entre si. As ondas sonoras provenientes do ouvido externo atingem o tímpano fazendo-o vibrar. Este movimento vibratório propaga-se aos ossículos, sendo posteriormente transmitido ao ouvido interno.
Ouvido interno
A cóclea – o órgão da nossa audição e do nosso equilíbrio – juntamente com os nervos auditivos formam o ouvido interno. O som transmite-se ao ouvido interno pelas vibrações dos ossículos do ouvido médio, os quais estão ligados à cóclea. Células microscópicas e sensíveis convertem essas vibrações em sinais elétricos que são transportados pelos nervos até o córtex auditivo no cérebro, onde são decodificados e interpretados.
Com base nessa interpretação o cérebro envia para o corpo uma resposta comportamental.
Lista de Sinais
Hiper-responsividade
Hiper-responsividade da audição pode apresentar em uma criança como uma reação exagerada à sensação auditiva. Pode se manifestar como:
- Assusta-se facilmente a sons inesperados
- Não gosta locais barulhentos
- Excessivamente sensível a alto-falantes de rádio, TV, etc.
- Medo de detectores de fumaça, alto-falantes suspensos
- Silencia os outros ou pede que eles parem de falar
- Tapa os ouvidos com as mãos quando o som é alto
- Sensível a certos sons, como liquidificador, aspirador de pó, cachorro latindo ou motor da geladeira
- Incomoda-se e é facilmente distraído por pequenos sons e ruídos de fundo, como tique-taque do relógio, água pingando na torneira, etc.
- Pode ter dificuldades acadêmicas (na escola)
- Tem medo de ir a banheiros públicos devido às descargas barulhentas ou ruído dos secadores de mãos
Hipo-responsividade
A hipo-responsividade do sentido auditivo pode se apresentar em uma criança como uma reação fraca à sensação auditiva. Pode se manifestar como:
- Parece não perceber os sons
- Fala alto sempre
- Mantém os ouvidos colados aos alto-falantes do rádio ou fontes sonoras
- Gosta de ouvir música, TV e outros aparelhos sonoros com volume alto de som
- Não responde a sons importantes como alarmes
- Frequentemente emite sons estranhos em momentos inapropriados
- Pode fazer ruído batendo com um objeto na mesa, cantarolando, etc.
- Imita sons dos outros
- Conversa consigo mesmo
- Dificuldade em localizar sons, especialmente em ambiente barulhento
- Procura por ruídos de fundo comuns, como pedir que o ventilador esteja ligado.
Para os Pais – Observação importante:
- O objetivo desta lista de sinais de transtorno de processamento sensorial é ajudar os pais e profissionais, que interagem com crianças, a se informar sobre sinais específicos de disfunção de processamento sensorial.
- Uma lista de sinais não deve ser usada como critério diagnóstico absoluto para rotular crianças com transtorno de processamento sensorial. É simplesmente um recurso a ser usado como ponto de partida para identificar sintomas de possíveis problemas e para pesquisar mais.
- Havendo dúvidas sobre as respostas sensoriais de seu filho(a) use estas listas de sinais de disfunções sensoriais como ponto de partida e entre em contato com um pediatra e um terapeuta ocupacional pediátrico.
Veja no artigo seguinte:
Sinais de Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) – Parte 6 – SISTEMA GUSTATIVO
Baseado no artigo “Sensory Processing Disorder Checklist” publicado em THE OT TOOLBOX. Original disponível clicando aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
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