SINAIS DE TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL (TPS) – Parte 4 – SISTEMA VISUAL

Sinais de disfunções do SISTEMA VISUAL

Oitenta por cento das informações que recebemos do nosso ambiente são visuais. Quando a percepção dessa informação não é processada corretamente, ela pode criar uma alteração que influencia muitas áreas que dependem do sistema visual: coordenação óculo-manual, reflexos posturais e processamento vestibular.

Como funciona o sistema visual?

O sistema visual é o sistema sensorial que a maioria das pessoas mais utiliza e em que mais se baseia na execução das tarefas diárias.

A via visual é o caminho que a informação faz até o cérebro.

Essa via é basicamente composta do olho, nervo óptico, quiasma óptico, trato óptico, núcleo geniculado lateral (LGN) e córtex visual.

As primeiras células na via visual são chamadas de fotorreceptores. Estas células estão localizadas na retina (parte traseira do olho). Estas células juntamente com a retina, processam uma grande quantidade de informações visuais na estrutura neural do olho antes de transmitir informações ao sistema nervoso central. Esses fotorreceptores são capazes de perceber a visão diurna e a visão noturna, com ajustes na sensibilidade à intensidade da luz. E são capazes de responder a diferentes espectros de cores e diferenciar informações de cores.

Basicamente, um fotorreceptor é uma célula sensorial especial que converte a energia da luz em um sinal para o cérebro, chamado de impulso neural. Esse impulso viaja da retina, através do nervo óptico e, ao longo da via visual, até atingir o córtex visual (localizado no cerebelo).

Cada olho vê de uma perspectiva diferente e transmite um sinal diferente para o cérebro. O córtex visual converte essa informação em uma única imagem estável – é isso que vemos.

A transmissão de informações dos olhos para o sistema nervoso central é feita para diferentes áreas do cérebro e permitem:

  1. Processamento e reconhecimento de rostos/formas/movimento (o “o quê” e “onde” de pessoas/objetos)
  2. Integração de informações para coordenar a postura e os movimentos oculares
  3. Adaptação óculo-motora.

Lista de sinais

Hiper-responsividade

Hiper-responsividade do sentido visual pode se apresentar em uma criança como uma reação exagerada ao estímulo visual. E pode se manifestar como:

  • Reclamação a luzes muito brilhantes
  • Incapacidade de tolerar certos tipos de luz, como luzes fluorescentes
  • Dificuldades com mudanças repentinas na iluminação
  • Incômodo com luzes brilhantes ou piscando
  • Luzes coloridas “doem” nos olhos
  • Queixa de dores de cabeça sob luz intensa
  • Reclamação do “brilho” da iluminação não natural
  • Incômodo por fontes de luz
  • Sensibilidade à luz
  • Sensibilidade a certas cores
  • Evitar o contato visual
  • Dificuldade com montagem de quebra-cabeças
  • Fica frustrado nos cinemas
  • Dificuldade de leitura
  • Dificuldade em encontrar objetos em uma gaveta cheia

Hipo-responsividade

A hipo-responsividade do sentido visual pode se apresentar em uma criança como uma reação fraca aos estímulos visuais. Pode se manifestar como:

  • Atração por objetos em rotação
  • Dificuldade com percepção visual
  • Dificuldade com coordenação óculo-manual
  • Dificuldade com leitura e escrita
  • Pressiona as pálpebras com as mãos diante de luzes intermitentes
  • Olha de soslaio ou fecha os olhos pressionando as pálpebras
  • Bate as mãos ou nos objetos diante dos olhos

Para os Pais – Observação importante:

  1. O objetivo desta lista de sinais de transtorno de processamento sensorial é ajudar os pais e profissionais, que interagem com crianças, a se informar sobre sinais específicos de disfunção de processamento sensorial.
  2. Uma lista de sinais não deve ser usada como critério diagnóstico absoluto para rotular crianças com transtorno de processamento sensorial. É simplesmente um recurso a ser usado como ponto de partida para identificar sintomas de possíveis problemas e para pesquisar mais.
  3. Havendo dúvidas sobre as respostas sensoriais de seu filho(a) use estas listas de sinais de disfunções sensoriais como ponto de partida e entre em contato com um oftalmologista e um terapeuta ocupacional especializado em Integração Sensorial.

Veja no artigo seguinte

Sinais de Transtorno do Processamento Sensorial – Parte 5: SISTEMA AUDITIVO


Baseado no artigo “Sensory Processing Disorder Checklist” publicado em THE OT TOOLBOX. Original disponível clicando aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.

Posted in Autismo, Autista, Crianças, Desenvolvimento Infantil, Integração Sensorial, Pais e Mães, Terapia Ocupacional, Transtorno do Espectro Autista and tagged , , , , , , , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *