RECONHECENDO, COMPREENDENDO E LIDANDO COM AS EMOÇÕES

Desenvolvimento emocional em crianças e adolescentes autistas (3 a 18 anos)

Crianças e adolescentes autistas experimentam uma variedade de emoções e podem precisar de apoio para reconhecer, entender e administrar suas emoções.

Por exemplo, seu filho autista pode sentir emoções negativas ou desagradáveis como raiva. Pode não reconhecer quando estão animados. Ou podem nomear todas as emoções difíceis de descrever como “estou entediado”.

Além disso, crianças e adolescentes autistas podem também precisar de apoio para reconhecer, interpretar e responder adequadamente às emoções de outras pessoas.

Por exemplo, seu filho autista pode não perceber quando alguém parece confuso, chateado ou com raiva. Ou eles podem ver alguém que está chateado e pensar incorretamente que a pessoa está com raiva deles.

Trabalhar a consciência das emoções próprias e das outras pessoas é o primeiro passo para ajudar crianças e adolescentes autistas a aprender a lidar com as emoções.

Reconhecendo emoções em crianças autistas

Você pode usar interações cotidianas para ajudar crianças autistas a aprender sobre emoções. Aqui estão algumas ideias para ajudar:

  • Nomeie as emoções à medida que as encontrar durante o dia. Você pode apontar emoções quando estiver lendo, assistindo TV ou visitando amigos. Por exemplo, ‘Olhe – Joana está sorrindo. Ela é feliz ‘.
  • Aponte as emoções do seu filho. Por exemplo, ‘Você está sorrindo. Acho que você está feliz’.
  • Enfatize suas próprias respostas emocionais. Por exemplo, ‘Estou TÃO animado! Bate aqui (na minha mão) ‘.
  • Ajude seu filho a descobrir como seu corpo se sente e expressar quando está sentindo uma emoção. Por exemplo, ‘Você parece nervoso. Você está com uma sensação esquisita na barriga?’
  • Faça um desenho do corpo para mostrar onde as pessoas sentem emoções – por exemplo, palmas das mãos suadas ou coração batendo mais rápido.
  • Peça a seu filho para desenhar como está se sentindo.
  • Incentive seu filho a explorar as emoções através de brincadeiras, como fazendo bagunça, desenhando ou pintando, teatro de marionetes, dança e música.
  • Faça uma atividade de emoções com seu filho. Você escolhe uma emoção como ‘animado’ e a representa com seu filho. Você pode transformar essa atividade em um simples jogo de mímica e adivinhação.

Recursos que podem ajudar

Veja alguns recursos de emoções que podem ser úteis para seu filho autista:

  • Cartões de emoção com imagens de rostos, reais ou de desenho animado, que você pode usar para ensinar emoções básicas.
  • “The Transporters” ou o “Kids TV (Youtube)” são série de desenhos animados que usam personagens de transporte para ensinar emoções a crianças autistas de 2 a 8 anos.
  • Livros  e histórias em quadrinhos que incorporem sentimentos são formas de explicar situações sociais para crianças autistas.

Reconhecendo emoções: pré-adolescentes e adolescentes autistas

Pré-adolescentes e adolescentes autistas podem conhecer os nomes das emoções, mas ainda ter dificuldade em reconhecê-las em si mesmos e nos outros, principalmente quando estão chateados. Também podem ter dificuldade em reconhecer expressões faciais, tom de voz ou linguagem corporal de outras pessoas.

Ideias que podem ajudar:

  • Aponte as emoções do seu filho. Comece com emoções básicas como felicidade, medo e raiva e, em seguida, passe para emoções mais complicadas, como ciúme, frustração ou constrangimento. Você poderia dizer: ‘Posso ver que você está frustrado. Você está tendo problemas com aquele acorde de guitarra?’
  • Incentive seu filho a descrever as sensações em seu corpo. Por exemplo, se seu filho parece preocupado, você pode sugerir que ele se sente como se tivesse um ‘liquidificador no estômago’. Ou você pode apontar o coração dele batendo mais rápido quando está com medo.
  • Apontar emoções em personagens de filmes. Por exemplo, vocês podem assistir Divertida Mente juntos e falar sobre como o comportamento dos personagens mostra o que eles estão sentindo.

Degraus da raiva


Este é um recurso útil para ajudar seu filho a passar do reconhecimento de emoções para o reconhecimento da intensidade emocional. Aqui está um exemplo de uma imagem de escada para raiva.

Você desenha uma escada e dá a cada degrau um número de 1 a 5, mais um legenda:

  • O degrau 1 não está com raiva, está tudo bem.
  • O degrau 2 fica um pouco zangado – por exemplo, quando me esqueço de levar o dever de casa para a escola.
  • O degrau 3 é moderadamente zangado – por exemplo, quando alguém é mau e faz uma piada comigo.
  • O degrau 4 está com muita raiva – por exemplo, quando alguém me empurra de propósito.
  • O degrau 5 está extremamente zangado e vou explodir como um vulcão – por exemplo, quando alguém deliberadamente rasga meu trabalho.

Em seguida, você pede a seu filho que aponte para o degrau que melhor descreve como ele se sente.

Compreendendo e aceitando emoções: crianças e adolescentes autistas

Se seu filho autista entender por que se sente dessa maneira, isso pode ajudá-lo a aceitar suas emoções.

Você pode ajudar seu filho a entender por que ele se sente assim, explicando como os pensamentos podem levar a sentimentos. Por exemplo, você pode mostrar o desenho de um cachorro com uma criança. Então você poderia dizer: ‘Se um cachorro pular em você e você pensar que ele vai morder, você ficará com medo. Mas se você pensar que cachorro é divertido e brincalhão, você pode se sentir animado’.

Ou você pode usar histórias em quadrinhos mostrando personagens com várias expressões faciais e balões de pensamento para ajudar seu filho a relacionar emoções com pensamentos e comportamentos. Por exemplo, você pode desenhar bonecos do seu filho e de um amigo para ilustrar uma conversa. Use cores diferentes para mostrar o que eles estão pensando, dizendo e sentindo.

Como parte da compreensão das emoções, é importante que seu filho saiba que todos vivenciam uma variedade de emoções. Por exemplo, você poderia dizer: ‘É normal sentir coisas, como estar feliz, triste, empolgado, com ciúmes. Às vezes os sentimentos são grandes e às vezes pequenos. Está tudo bem ter esses sentimentos’. Também pode ajudar falar sobre como os sentimentos passarão com o tempo.

Gerenciando emoções: crianças e adolescentes autistas

Emoções fortes podem ser avassaladoras para crianças e adolescentes autistas. Eles geralmente precisam de ajuda para lidar com emoções fortes e se acalmar. E podem aprender técnicas para administrar essas emoções.

Abaixo estão algumas ideias e estratégias para ajudar crianças e adolescentes autistas a lidar com emoções fortes. Ao usar essas estratégias com seu filho, lembre-se de que aprender a lidar com emoções fortes requer prática. É bom que seu filho pratique quando estiver calmo. Isso tornará mais fácil para seu filho lembrar e usar as estratégias quando estiver se sentindo estressado ou sobrecarregado.

Etapas para acalmar


Você pode ajudar crianças e adolescentes autistas a se acalmarem de emoções fortes usando um processo de 5 etapas:

  1. Perceber a emoção.
  2. Nomear a emoção.
  3. Pausar e não dizer nada.
  4. Acolher e apoiar seu filho enquanto ele se acalma.
  5. Abordar a questão que provocou a emoção.

Exercícios de relaxamento


Seu filho pode tentar alguns exercícios de relaxamento para ver o que funciona para ele. Por exemplo, ele pode contar até 10, respirar fundo 5 vezes ou pensar em algo que o deixe feliz e calmo.

Ele também pode tentar usar os dedos para se concentrar na respiração. Usando um dedo, seu filho traça lentamente em torno de sua mão, inspirando quando traçar até o topo de um dedo e expirando quando traçar um dedo de volta. Repita para todos os 10 dedos.

Hora do intervalo


Seu filho pode dar um passeio, beber água ou encontrar um lugar tranquilo para se sentar.

Mudança de atividade


Incentive seu filho a fazer uma pausa cerebral e ouvir sua música favorita, ler um livro ou ouvir um podcast sobre seus interesses especiais.

Atividade física


Seu filho pode fazer uma corrida curta, chutar uma bola de futebol, fazer algumas flexões ou arremessar bolas em cestas de basquete.

Obtendo ajuda para o desenvolvimento emocional

Um profissional experiente pode ajudar seu filho a entender e gerenciar suas emoções. Um bom primeiro passo é conversar com o médico, psicólogo ou outros profissionais de saúde sobre terapias e apoio para crianças e adolescentes autistas.


Tradução e adaptação do original “Recognising, understanding and managing emotions”, publicado em RAISING CHILDREN. Artigo original disponível, clicando aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


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