O QUE FAZER QUANDO AS CRIANÇAS BATEM?

Porque as crianças batem?

Todos sabemos que a regulação emocional pode estar ligada a comportamentos como bater e empurrar. Pode ser difícil para as crianças que lutam com a regulação pensar antes de seu corpo iniciar uma resposta de luta/fuga. No entanto, há alguns outros problemas que podem estar por trás da atitude de bater e empurrar e o que você pode fazer para ajudá-las.

Propriocepção: este é o sentido que nos diz onde estamos no espaço. Como as crianças ainda estão desenvolvendo esse sentido, isso pode fazer com que algumas empurrem ou batam, especialmente enquanto estão em uma fila ou em um espaço lotado. Quando há muitas pessoas ao seu redor, seu corpo pode ficar confuso sobre limites e a criança pode empurrar ou bater para que as pessoas se afastem dela.

Defensividade tátil: isso está relacionado com o sentido do tato. Num espaço cheio de gente, pode haver muitas pessoas que estão tocando corpo da criança ou que se movem para o espaço pessoal da criança. Isso pode fazer com que a criança estique os braços para criar um limite.

Processamento visual: algumas crianças podem estar sobrecarregadas com informações visuais, como muitas pessoas se movendo ao seu redor. Isso pode desencadear uma resposta de luta ou fuga que pode incluir atos de agressão.

O que posso fazer?

Algumas sugestões para crianças que frequentemente empurram ou batem na escola podem ser:

  • deixar a criança ficar no começo ou no fim da fila
  • deixar a criança fazendo algum “trabalho” (limpar as mesas ou apagar as luzes da sala) enquanto os outros fazem fila
  • pedir à criança que faça alguns movimentos com os braços, como empurrar a parede ou fazer flexões.
  • incluir alguns exercícios de equilíbrio
  • incluir alguns exercícios de processamento visual, como jogar e pegar bola

Clique aqui e LEIA TAMBÉM: “Irritação e agressividade em autismo”


Tradução do artigo: “What to do when kids hit” publicado em MOVEMENT MATTERS. Original disponível, clicando aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.

Posted in Autismo, Autista, Crianças, Desenvolvimento Infantil, Integração Sensorial, Terapia Ocupacional, Transtorno do Espectro Autista and tagged , , , , , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *