Onde buscar ajuda em Terapia de Integração Sensorial?

Onde buscar ajuda em Terapia de Integração Sensorial?

ATerapia de Integração Sensorial (TIS) é uma prática de Terapia Ocupacional (TO) que oferece intervenções e estratégias projetadas para ajudar crianças autistas na modulação do processamento sensorial. 

Uma regulação deficiente do input sensorial pode levar à ansiedade e ser muito estressante, principalmente para crianças não verbais, que não conseguem comunicar suas dificuldades. 

O objetivo da Terapia de Integração Sensorial é desenvolver e integrar os sistemas sensoriais da criança, essenciais para a interação da criança com o seu meio e melhorar o seu desempenho ocupacional, através da aplicação de atividades planejadas ricas em sensações que ajudem a criança a dar respostas adaptativas aos estímulos sensoriais recebidos. 

A aplicação da Terapia de Integração Sensorial depende dos objetivos específicos a serem alcançados para cada criança, uma vez que cada uma experimenta de modo diferente os estímulos sensoriais. 

Quem pode realizar a Terapia de Integração Sensorial?

A prescrição e o uso da Terapia de Integração Sensorial é uma técnica que deve ser realizada por terapeutas ocupacionais habilitados e consiste em envolver a criança em uma série de atividades desafiadoras de processamento sensorial. Para tanto é projetado um programa de intervenções centrado nas necessidades específicas de cada criança.

No Brasil, o COFFITO – Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, em importante decisão, através da Resolução n. 483/2017, reconhece que a “Integração Sensorial é recurso do Terapeuta Ocupacional no âmbito de sua atuação profissional” e define a integração sensorial como sendo o processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do ambiente, integrando os sistemas sensoriais, essenciais para a interação do indivíduo com seu meio e a melhora do seu desempenho ocupacional.

Nos Estados Unidos, a AOTA -American Occupational Therapy Association (Associação Americana de Terapia Ocupacional) apoia um amplo leque de abordagens e intervenções da Terapia Ocupacional, como parte de um plano de intervenção concentrado na participação do cliente, incluindo o uso apropriado da TERAPIA DA INTEGRAÇÃO SENSORIAL (TIS).

AOTA tem envidado esforços consideráveis ​​para abordar questões quanto à necessidade de mais pesquisas e compreensão do público sobre o uso da TIS como parte da Terapia ocupacional. AOTA também defendeu em vários contextos estaduais e federais pelo reconhecimento da Terapia Ocupacional no uso de TIS, como uma abordagem para diagnósticos específicos, como o autismo. As diretrizes de prática da AOTA e documentos oficiais recomendam que os profissionais de Terapia Ocupacional, usando uma abordagem TIS, interajam com equipes educacionais e interdisciplinares bem como outros profissionais, para maximizar a participação do paciente em ambientes cotidianos.

AOTA também recomenda que na aplicação da TIS, os profissionais usem o raciocínio clínico, as evidências existentes e os resultados, para criar uma abordagem, ao mesmo tempo, abrangente e individualizada para cada cliente, em vez de usar estratégias sensoriais específicas e isoladas.

Em resumo

Estudos mostram que a Terapia de Integração Sensorial é eficaz no tratamento de dificuldades sensoriais em crianças autistas que tiveram mudanças significativas no comportamento e nas habilidades. A terapia apresenta impactos diretamente no funcionamento do sistema nervoso, melhorando a capacidade da criança de se ajustar aos ambientes de estresse sensorial.

Aos pais que desejam saber mais sobre a terapia e os benefícios que ela pode trazer para uma criança autista, sugere-se consultar um terapeuta ocupacional habilitado com formação em Integração Sensorial.


Veja mais sobre Integração Sensorial clicando no link abaixo:

Como a Terapia de Integração Sensorial pode ajudar crianças com autismo?

http://universotea.com/como-a-terapia-de-integracao-sensorial-pode-ajudar-criancas-com-autismo/


Referência:
DURÃO, G. A. A importância da integração sensorial no desenvolvimento infantil. CREFITO 10. 2014.Disponível em:   http://www.crefito10.org.br/conteudo.jsp?idc=1811


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR, Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC, Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC, Formação em Integração Sensorial – LUDENS-Campinas/SP, Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial


Tradução e adaptação: Equipe 3i+    

POLÍTICA EDITORIAL: O site Universo TEA acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos de autismo aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.

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