O Que é Hiporeatividade?

Hiporeatividade em crianças autistas

Pesquisas têm mostrado que as disfunções sensoriais e os sintomas associados ao autismo podem levar a muitas dificuldades nas atividades da vida diária de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Uma criança autista, com transtornos sensoriais e dificuldades de comunicação, pode estar vivenciando desconforto sem poder expressá-lo.  

Um estudo (Leekman et al., 2007) revelou que mais de 90% das crianças autistas tinham disfunções em vários domínios sensoriais; de acordo com Thye et al. (2018) o processamento sensorial alterado no TEA afeta áreas como emoção, resposta a recompensas, linguagem, comunicação e outras.

Identificar essas dificuldades sensoriais e buscar intervenção precoce pode ajudar a criança autista a aprender a lidar com elas. 

Hiporeatividade vs Hiperreatividade

Experimentar o mundo e interagir com o meio ambiente se faz por meio dos sentidos, dos 7 sentidos. Esses sentidos ou sistemas sensoriais (visual, auditivo, tátil, olfativo, gustativo, propriocepção e sistema vestibular) coletam informações, que às vezes, devido a um transtorno do processamento sensorial de uma destas entradas, não é “decodificada” corretamente.

Como o nome indica, a hiperreatividade é uma reação exagerada aos estímulos sensoriais. Ela ocorre quando uma criança tem uma reação extrema às entradas sensoriais do ambiente. Comportamentos difíceis ou crises repentinas podem ser uma resposta a luzes, sons, cheiros e toques – estímulos sensoriais que produzem uma aceleração do sistema nervoso. Óculos de sol, por exemplo, podem ser úteis nos casos de hiperreatividade à luz.

Hiporeatividade

Neste artigo, falaremos mais sobre HIPOREATIVIDADE ou também chamada HIPORESPONSIVIDADE

hiporeatividade é encontrada na outra extremidade do espectro de sensibilidade. Ela ocorre quando uma pessoa apresenta uma reação baixa à estimulação sensorial. A hiporeatividade fica evidente quando a pessoa tem um comportamento alterado em busca de um estímulo sensorial mais intenso.

Características de hiporeatividade

A hiporeatividade é definida como uma disfunção do processamento sensorial – uma condição neurológica em que há uma resposta baixa, sub-reativa,a uma determinada entrada sensorial. As crianças hiporeativas estão sempre em busca de mais estímulos sensoriais. Muitas vezes, seu comportamento pode incomodar os colegas ou parecer estranho, mas na verdade, isso visa simplesmente regular seu sistema sensorial sub-reativo.

Sinais de hiporeatividade

Como muitas crianças têm dificuldade de expressão, é necessário procurar pistas em seu comportamento que ajudem a identificar esse distúrbio. 

Uma criança com Hiporeatividade:

• Hiporeatividade à entrada visual 

Pode cansar-se facilmente em leitura e em trabalhos escolares; pode ter problemas para enxergar o quadro geral e se concentrar apenas nos detalhes; ter dificuldade em localizar objetos no meio de outros, como itens de mercearia em uma despensa ou material impresso numa mesa de escritório.

• Hiporeatividade à entrada auditiva

Pode procurar ouvir sons, música ou TV em volume o mais alto possível, ou então colocar seus ouvidos bem perto da fonte sonora.

• Hiporeatividade a estímulos olfativos e gustativos

Pode frequentemente, colocar na boca ou lamber objetos não comestíveis, preferir sabores e condimentos fortes nas refeições.

• Hiporeatividade à entrada tátil

Às vezes, podem ter suas ações confundidas com demonstrações de valentia por causa de seu toque forte e até doloroso, abraços com muita força; para a criança hiporeativao toque tem que ser forte para poder senti-lo; também pode não sentir dor e temperaturas normalmente sentidas, e preferir deitar-se no chão em vez de ficar sentadas ou em pé.

• Hiporeatividade à entrada proprioceptiva

Pode esbarrar nos móveis e ter dificuldade em andar pela sala; ter problemas de equilíbrio, tropeçar e deixar cair objetos com frequência.

• Hiporeatividade à entrada vestibular

Para compensar sua Hiporeatividade vestibular, pode pedir para ser jogada no ar, balançar por horas ou ficar girando e girando sem ficar tonta.

Soluções para Hiporeatividade

Alguns problemas comportamentais podem estar relacionados à tentativa de busca por estímulos sensoriais.

Um terapeuta ocupacional ou um fisioterapeuta pode ajudar no diagnóstico e na aplicação de terapias apropriadas. Assim, a Terapia de Integração Sensorial além de exercícios que visem melhorar a consciência corporal e o equilíbrio, podem ser úteis.

Seu terapeuta também pode sugerir atividades sensoriais para fazer em casa. O tipo de estímulo que a criança deseja depende da natureza exata de sua condição de processamento sensorial. Para algumas crianças, atividades que requerem o uso de músculos e articulações (movimento em atividades que exerçam pressão sobre os músculos e articulações) fornecem o tipo de estímulo que desejam e precisam. Para outras, soluções simples como pijamas justos, cobertores pesados ​​ou bolas anti-stress flexíveis podem proporcionar alívio.

Em resumo

Criança com Hiporeatividade não diagnosticada, muitas vezes pode vir a ter dificuldades na escola. Se ela esbarrar em outros colegas ou abraçá-los com muita força e, ignorar os limites e os padrões de espaço pessoal, ela pode ser colocada à margem injustamente, pois seu comportamento não é intencional e visa apenas encontrar formas de estimular seu sistema sensorial e compensar os déficits.

Senhores Pais! Terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde, podem ajudar estas crianças a terem sucesso na busca de estímulos e no tratamento do distúrbio de processamento sensorial.


 Publicado em Autism Parenting Mgazine, 18 de junho de 2021

por: Yolande Loftus https://www.autismparentingmagazine.com/author/yolandeloftus/


Referências:

American Psychiatric Association. (2013). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (5ª ed.). https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596   

Leekam , SR, Nieto, C., Libby, SJ, Wing, L., & Gould, J. (2007). Descrever as anormalidades sensoriais de crianças e adultos com autismo. Journal of autism and developmental disorder 37 (5), 894–910. https://doi.org/10.1007/s10803-006-0218-7   

Taylor, E., Holt, R., Tavassoli , T. et al. O quociente de percepção sensorial com pontuação revisado revela Hiperreatividade sensorial em mulheres com autismo. Molecular Autism 11, 18 (2020). https://doi.org/10.1186/s13229-019-0289-x    

Thye , MD, Bednarz , HM, Herringshaw , AJ, Sartin , EB, & Kana, RK (2018). O impacto do processamento sensorial atípico nas deficiências sociais no transtorno do espectro do autismo. Neurociência cognitiva do desenvolvimento 29 , 151-167. https://doi.org/10.1016/j.dcn.2017.04.010    Zachor , DA, & Ben- Itzchak , E. (2013). A relação entre apresentação clínica e interesses sensoriais incomuns em transtornos do espectro do autismo: uma investigação preliminar. Jornal de autismo e transtornos do desenvolvimento , publicação online Advance. https://doi.org/10.1007/s10803-013-1867-y


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) 

Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR, Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC, Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC, Terapeuta Ocupacional da Seven Senses -Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


Tradução e adaptação: Equipe 3i+    

POLÍTICA EDITORIAL: O site Universo TEA acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos de autismo aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.

Se Você gostou, CURTA E COMPARTILHE !! Obrigado.

Posted in Autismo, Autista, Crianças, Desenvolvimento Infantil, Integração Sensorial, Pais e Mães, Síndrome de Down, Terapia Ocupacional, Transtorno do Espectro Autista and tagged , , , , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *