Coordenação Bilateral
O que é Coordenação Bilateral?
É a habilidade de usar ambos os lados do corpo de forma coordenada.
Muitas atividades na escola, na infância e ao longo da vida requerem coordenação bilateral.
Por que o desenvolvimento da coordenação bilateral é importante?
Ter coordenação bilateral permite, por exemplo, que uma pessoa se sente à mesa, pegue uma folha de papel e escreva um texto ou faça uma refeição, usando as duas mãos.
Uma criança com atraso no desenvolvimento da coordenação bilateral pode ser desajeitada e também ter dificuldades com certas atividades motoras grossas.
Além disso, podem frequentemente tentar usar apenas uma mão para tarefas que exigem o uso das duas.
Tipos de Movimentos Bilaterais
Existem três tipos de movimentos bilaterais.
Para a maioria das pessoas, esses movimentos são feitos diariamente e sem se dar conta, porque é executado naturalmente.
No entanto, para uma criança que tem dificuldades de coordenação bilateral, este tipo de movimentos podem exigir uma atenção intensa para serem realizados ou simplesmente não conseguem executar.
1. Movimentos simétricos
São movimentos em que ambos os braços ou pernas, devem realizar o mesmo movimento, simetricamente, ao mesmo tempo e com a mesma quantidade de força.
Exemplos de movimentos simétricos:
- Usar um rolo de amassar (rolo de macarrão)
- Fazer exercício de polichinelo
- Bater palmas
- Empurrar ou puxar com as duas mãos
- Pular corda
2. Movimentos alternados
São movimentos em que as ações são realizadas primeiro por uma mão ou pé e depois pela outra, mantendo um ritmo.
Quando a coordenação bilateral é pouco desenvolvida, esses movimentos parecerão espasmódicos, sem ritmo, em vez de suaves ou a criança não será capaz de realizá-los.
Exemplos de movimentos alternados:
- Andar de bicicleta
- Rastejar, engatinhar
- Subir uma escada
- Saltar de um pé para o outro
3. Mão dominante e mão de apoio
Coordenar as ações da mão principal e da mão de apoio simultaneamente é necessário para tarefas em que se precisa estabilizar um objeto com uma mão, enquanto a mão dominante faz um trabalho mais habilidoso.
Ambas as mãos são igualmente importantes para completar a tarefa porque, sem a estabilização adequada de uma mão, a outra não conseguirá realizar o trabalho corretamente.
Exemplos de Mão Dominante e Mão de Apoio:
- Cortar com tesouras
- Escrever em uma folha de papel
- Amarrar os sapatos
- Costurar com linha e agulha
- Adicionar miçangas ao barbante
Como saber se uma criança tem má coordenação bilateral
Se a criança tem atrasos de coordenação bilateral, ela também pode ter problemas na escola e ter poucas habilidades motoras finas ou grossas.
Também podem ter má coordenação óculo-manual (coordenação mão-olho).
Além disso, a criança pode apresentar também dificuldades com o sistema vestibular porque a coordenação bilateral é um componente da integração sensorial dentro do sistema vestibular.
Alguns comportamentos específicos a serem observados:
- Problemas para estabilizar um pedaço de papel com uma mão enquanto escreve com a outra.
- Incapacidade de pedalar uma bicicleta porque não consegue coordenar o movimento do pé esquerdo e direito nos pedais.
- Dificuldade com exercícios como polichinelos, pegar uma bola com as duas mãos, manejar uma vassoura.
- Dificuldade de executar movimentos alternados como marchar, nadar ou bater em um tambor.
- Tentar usar uma mão para tarefas que exigem as duas mãos. Por exemplo , amarrar os sapatos, fechar o zíper da jaqueta, cortar papel com tresoura.
- Dificuldade de servir sua própria bebida sem derramar, ou colocar pasta de dente na escova sem se lambuzar toda.
Como ajudar?
Há muitas maneiras de ajudar a desenvolver a coordenação bilateral em casa.
Um terapeuta ocupacional pode avaliar as habilidades da criança e sugerir exercícios e atividades que incentivem o desenvolvimento destas e outras habilidades em que a mesma esteja tendo dificuldades.
Com o apoio de um terapeuta ocupacional escolha as atividades e exercícios mais adequados, lembrando que a chave do sucesso para desenvolver qualquer habilidade é – praticar, praticar, praticar.
Extraído de artigo Bilateral Coordination – What It Is, How to Improve It, publicado em HE’S EXTRAORDINARY por Nicole Day
Leia artigo original, clicando aqui
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Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
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