MAU COMPORTAMENTO QUERENDO ATENÇÃO: CEDER OU NÃO?

Por que crianças com autismo têm mau comportamento para chamar a atenção?

Crianças não verbais tendem a ter mais dificuldade em comunicar suas necessidades e desejos se não forem ensinadas adequadamente (Steinberg Behavior Solutions, sd). Crianças verbais, por outro lado, também podem ter dificuldade em comunicar suas necessidades e desejos, no entanto, são capazes de verbalizar melhor, por isso, vemos mais comportamentos negativos ocorrendo em crianças não verbais. Quando crianças com autismo lutam para comunicar sua “necessidade de atenção”, surgem comportamentos, que podem ser negativos.

Em crianças com autismo, a razão pela qual os comportamentos negativos ocorrem com mais frequência, em comparação a comportamentos positivos, é porque um comportamento negativo traz a recompensa de uma resposta mais instantânea (Di Pierro e Brown, 2016). Dar uma resposta instantânea é uma forma de atenção. Exemplos dessa atenção podem incluir, entre outros, contato visual, repreensão, segurando-as fisicamente, demonstração de emoções etc. (Kohek, 2019).

Agora que entendemos um pouco como os comportamentos negativos de busca de atenção podem ser reforçados inconscientemente, vamos expor alguns exemplos desses comportamentos. O comportamento de busca de atenção pode incluir gritar, pedir coisas com muita frequência (se forem verbais), jogar coisas, comportamentos auto lesivos como bater a cabeça, arranhar, chorar, bater, socar a si mesmos, etc., e violência contra os outros (Ibarra, 2019). Esses comportamentos podem ser difíceis de administrar, pois comprometem a segurança da própria criança.

O que fazer?

Você pode estar se perguntando, o que fazer com a criança se a atenção é dada a ela por meio de repreensões, contato visual e segurando-a fisicamente. A resposta é ignorá-la! Conforme a teoria do condicionamento operante de Skinner, podemos entender melhor por que é importante ignorar esses comportamentos negativos de busca de atenção, em vez de atendê-los.

Como lidar com os comportamentos, quando atendê-los e quando ignorá-los.

No momento em que você ignora o comportamento negativo de seu filho, ele começa a perceber que não consegue obter uma resposta sua; é quando você deve intervir, imediatamente após ele interromper o comportamento negativo, para dar um reforço e elogiá-lo pelo positivo (Morin, 2019). Com ciclos repetitivos destas ações, a criança entenderá que comportamentos positivos produzirão um reforço positivo na forma de atenção.

Para comportamentos agressivos extremos pode ser difícil ignorar. Observe as situações em que esse comportamento tende a ocorrer e planeje com antecedência, trazendo-o para um ambiente seguro para ser tratado; escolha um ambiente seguro, de preferência em uma sala com muitas almofadas e travesseiros, um tapete macio e poucos móveis espalhados.

Outro caso de comportamento negativo de busca de atenção é aquele que pode ocorrer em um ambiente social. Este caso, requer atenção urgente, pois outras pessoas podem não entender, como você,  que é preciso ignorar o comportamento, e podem oferecer um reforço positivo não intencional de atender seu filho. E então, o segundo método para lidar com esse comportamento é redirecionar o foco. O redirecionamento é distrair seu filho com uma tarefa diferente e pode ser algo que você está fazendo. Por exemplo, quando seu filho está chutando a mesa durante o jantar, você pode dizer “Passe a comida pela mesa, por favor”. Este método funciona porque também não atende ao comportamento do seu filho. É importante dar a tarefa sem mencionar o comportamento do qual você está totalmente ciente.

Comportamentos de busca de atenção exigirão muita paciência para ignorar continuamente e responder adequadamente. Às vezes, mesmo após a eliminação de um comportamento negativo, a criança pode encontrar um novo substituto. No entanto, com repetição consistente, os comportamentos podem ser aprendidos e transformados em comportamentos socialmente apropriados.


Referências


Amy M. (2019). Verywellfamily. Reduce Attention-seeking Behaviours by Ignoring. Disponível em:  https://www.verywellfamily.com/selective-ignoring-to-reduce-attention-seeking-1094760

instructionaldesign.org. (n.d.). Operant Conditioning (B. F. Skinner). Disponível em:  https://www.instructionaldesign.org/theories/operant-conditioning/

Jessica K. (2019). Organisation for Autism Research. How to respond to attention seeking behaviour. Disponível em:  https://researchautism.org/how-to-respond-to-attention-seeking-behaviour/

Moneika D. & Shaquanna B. (2016). University of Kansas, Clinical Child Psychology Program. Managing Negative Behavior in Children and Adolescents. Disponível em: 

https://kuclinic.ku.edu/sites/kuclinic.ku.edu/files/files/Negative%20Behavior%5B1%5D%20copy.pdf

Michelle I. (2019). World Stem Cells Clinic. Eliminating Attention Seeking Behaviors in Autism. Disponível em: 

Steinberg Behavior Solutions. (n.d.) Mitigating Attention Seeking Behaviors in Nonverbal Children. Disponível em:  https://www.sbsaba.com/mitigating-attention-seeking-behaviors-in-nonverbal-children/


Tradução do artigo “How to Manage Attention Seeking Behaviour in Children with Autism?” Publicado em HEALIS AUTISM CENTRE. Disponível clicando aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


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