O que é? Como funciona?
A via visual é o caminho que a informação faz até o cérebro.
Essa via é basicamente composta do olho, nervo óptico, quiasma óptico, trato óptico, núcleo geniculado lateral (LGN) e córtex visual.
A primeira célula na via visual é chamada de fotorreceptor. Esta célula está localizada na retina.
Basicamente, um fotorreceptor é uma célula sensorial especial que converte a energia da luz em um sinal para o cérebro, chamado de impulso neural. Esse impulso viaja da retina, através do nervo óptico e, ao longo da via visual, até atingir o córtex visual (localizado no cerebelo).
Cada olho vê de uma perspectiva diferente e transmite um sinal diferente para o cérebro. O córtex visual converte essa informação em uma única imagem estável – é isso que vemos.
22 Sinais de disfunção do processamento sensorial no sistema visual
Aqui estão alguns dos sinais comuns que seu filho pode estar tendo de problemas no sistema visual. Se isso se aplicar ao seu filho, é recomendável consultar seu médico ou um terapeuta ocupacional para uma avaliação.
Discriminação Sensorial ou Problemas de Percepção
Seu filho tem problemas de discriminação e percepção quando o cérebro está tendo dificuldades para interpretar e dar significado à entrada sensorial. Assim:
- Tem dificuldade para copiar palavras de um quadro branco ou de um livro
- Evita ou tem dificuldade em atividades que exijam acuidade visual. Por exemplo , quebra-cabeças, labirintos , caça -palavras , etc.
- Inverte letras ou palavras ao ler ou escrever
- Não percebe a diferença entre letras e números semelhantes. Como confundir um 1 com um l. Também pode ter dificuldades em aprender o alfabeto.
- Apresenta nível de leitura abaixo do esperado de desenvolvimento para sua faixa etária.
Problemas de modulação
Ocorrem quando o cérebro responde demais ou de menos à entrada sensorial. Algumas crianças respondem excessivamente (hiper-responsivas) e outras deficitariamente (hipo-responsivas) a estímulos visuais.
Criança hiper responsiva (tem defensividade visual / evita estímulos visuais)
- Evita ou não gosta de luzes brilhantes e luz solar
- Cobre os olhos
- Parece se assustar com movimento de objetos
- Evita fazer contato visual direto
- Evita atividades de grupo em movimento
- Tem muitas vezes, dores de cabeça ou náuseas após estimulação visual contínua. Por exemplo, assistindo TV, usando um tablet, um computador, etc.
- Não consegue estimar distâncias
- Perde objetos em seu caminho, ou tropeça / esbarra em coisas
Criança hipo-responsiva (busca estímulos visuais)
- Consegue olhar fixamente luzes brilhantes e trêmulas
- Move ou balança a cabeça durante a leitura ou escrita
- Olha fixamente para objetos em movimento. Por exemplo, ventiladores, cata-ventos, piões.
- Olha para os itens muito de perto ou de lado com o canto do olho
- Gosta de imagens visualmente estimulantes. Por exemplo, caleidoscópios, ilusões de ótica, cores brilhantes, etc.
Artigo extraído do original publicado por RAISING AN EXTRAORDINARY PERSON.
Raising an Extraordinary Person oferece recursos para aprendizado socio-emocional, ferramentas educacionais e de comportamento positivo para apoio de pais, educadores e profissionais da saúde.
Artigo: “How visual sensory processing works?” Clique aqui para ler artigo original.
POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos de autismo aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) é Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR, Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC, Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC, Formação em Integração Sensorial -LUDENS- Campinas/SP, Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
Tradução e adaptação: Equipe SevenSenses
Se gostou, CURTA E COMPARTILHE! Obrigado.