Seu filho resiste ou chora na hora de cortar o cabelo?
Isso não acontece só com você. Cortar o cabelo pode ser uma experiência angustiante para as crianças com autismo. No entanto, um pouco de paciência e compreensão pode tornar a atividade mais confortável, ajudando a aliviar as ansiedades.
Por que as crianças ficam tão preocupadas com corte de cabelo?
Os cortes de cabelo envolvem muitos novos sons, sensações, sentimentos e cheiros que podem deixar as crianças desconfortáveis. A pesquisa de Smith & Arbesman (2014) mostrou que crianças com autismo tendem a apresentar respostas sensoriais incomuns (resposta excessiva ou insuficiente) ao toque e à estimulação auditiva.
Crianças com autismo podem se sentir angustiadas com coisas estranhas, como os sons de tesouras cortando, o contato do metal frio, borrifos de água ou até mesmo o barulho de secadores de cabelo. Elas podem não gostar da sensação das toalhas de pescoço e até mesmo do cheiro de produtos para cabelo. Tudo isso pode ser opressor para elas, especialmente porque muita coisa ocorre atrás de sua cabeça, onde não pode ver. Além disso, espera-se que elas fiquem sentadas quietas em uma única postura por um longo período, o que já é um desafio até mesmo para os neurotípicos.
A combinação dessas experiências auditivas e táteis pode ser dolorosa para a criança.
Que estratégias existem para tornar o corte de cabelo mais confortável?
5 dicas para ajudar as crianças a lidar com corte de cabelo
Antes do Corte (Preparação)
1) Ajude a crianças a se familiarizar com o que ocorre durante um corte de cabelo
- Encenação
Tente criar um cenário com uma boneca ou bichinho de pelúcia, começando por sentar em uma cadeira e usar a capa de barbeiro. Incentive a criança a participar fazendo com que ele escolha um penteado. Ofereça tesouras de brinquedo e continue fazendo de conta que está cortando o cabelo do brinquedo. Faça cócegas em seu rosto e pescoço com um pincel de maquiagem para simular a remoção do cabelo. É benéfico começar a se preparar alguns dias antes do corte real de cabelo, para que seu filho se sinta informado e menos preocupado quando chegar a hora.
- Histórias
Histórias podem ser úteis para explicar sobre cortes de cabelo e prepará-la para uma ida ao salão. Pode mostrar fotos ou vídeos de como seria uma ida ao salão. A partir daí, você pode seguir etapas como chegar ao salão, sentar-se, colocar a capa e assim por diante. Compreender o processo pode ajudar a eliminar parte dos medos da criança.
2) Planeje uma visita ao salão
Você pode passar no salão com antecedência e fazer com que acriança visite as instalações, veja como o cabeleireiro trabalha e observe o que está acontecendo no ambiente. Se possível, marque uma hora para conhecer o cabeleireiro que vai cortar o cabelo. Isso eliminará um pouco do mistério e do medo que a criança possa ter.
Durante o corte
3) Desvie sua atenção do processo de corte de cabelo
Forneça algo para a criança se ocupar, como um iPad ou um brinquedo giratório de mão (fidget spinners) durante o corte de cabelo. Você também pode colocar sua música ou programa favorito. Isso ajuda a mantê-la ocupada e dá uma boa dose de conforto e distração. Se necessário, você usar tampões para os ouvidos para filtrar os ruídos de fundo do ambiente.
4) Leve itens familiares de casa
Você pode, por exemplo, em lugar da capa, levar uma toalha de casa e prendê-la com um alfinete de segurança para que a criança tenha uma sensação de familiaridade e se sinta mais seguro.
Depois do corte
5) Tenha uma pequena recompensa pronta para comemorar
Prepare uma pequena recompensa como um lanche ou um doce favorito da criança (por exemplo, pirulito) ou uma visita a um lugar especial (por exemplo, playground de um shopping). Os cortes de cabelo podem ser difíceis tanto para a criança com sensibilidade sensorial quanto para os pais, então aproveitem a hora da recompensa para juntos comemorarem o feito. Isso fará com que a criança se sinta bem e pode até ficar ansiosa pela próxima ida.
As estratégias acima visam ajudar a aliviar os níveis de ansiedade de uma experiência de corte de cabelo para crianças sensíveis a estímulos sensoriais. Diferentes estratégias podem funcionar com diferentes crianças, dependendo da causa de sua ansiedade e de sua receptividade à estratégia, então experimente várias.
Artigo “Haircut Anxieties and Tips for Children with Autism” publicado em HEALIS AUTISM CENTER por Jermaine. Leia artigo original clicando aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
Se gostou, CURTA E COMPARTILHE. Obrigada.