Como cuidar do meu bebê com síndrome de Down?
Ao descobrir que seu bebê no útero, tem Down, é importante conversar com seus médicos para ajudarem você a planejar seu nascimento e também a entender sobre o que pode acontecer após o nascimento.
Seu bebê precisará de alguns testes para verificar sua função cardíaca, audição, visão e saúde geral. Isso pode significar que você e seu bebê precisem ficar no hospital um pouco mais do que o normal.
A maioria dos bebês com síndrome de Down pode amamentar. O seu médico irá indicar qualquer coisa especial que seja necessário fazer.
Como acontece com qualquer recém-nascido, amor e cuidado são os requisitos mais importantes, mas a saúde do seu bebê pode precisar ser monitorada de perto.
Como a síndrome de Down afeta o crescimento e o desenvolvimento do meu filho?
Cada criança com síndrome de Down terá uma experiência diferente. Algumas crianças precisarão de mais apoio do que outras. Como acontece com qualquer criança, é importante dar apoio desde tenra idade para ajudá-los a alcançar seu pleno potencial.
Uma vez em casa, check-ups regulares com seu médico de família são importantes. O seu médico irá aconselhar sobre como cuidar de seu filho em quaisquer situações de preocupações médicas. Poderão também encaminhá-lo para pediatras e especialistas.
Crianças com síndrome de Down tendem a apresentar alguns atrasos no engatinhar, andar e falar. Você pode ajudar seu filho a se desenvolver obtendo apoio profissional, como:
- fisioterapia – para ajudar seu filho a ganhar o tônus muscular necessário para engatinhar e andar
- terapia ocupacional – para ajudar com habilidades motoras finas, coordenação e problemas sensoriais
- fonoaudiologia – para ajudar a desenvolver habilidades de comunicação eficazes e músculos faciais para fala, alimentação e deglutição
- educação especial e psicologia — para ajudar com desafios sociais e comportamentais
Converse com os terapeutas do seu filho. Os melhores resultados geralmente são alcançados quando você e os especialistas de seu filho trabalham juntos.
Mas, além da terapia profissional, há muitas maneiras de apoiar o desenvolvimento do seu filho.
Ajudar seu filho a se comunicar vai prepará-lo para a escola e outras atividades sociais. Você pode perguntar ao seu fonoaudiólogo sobre como aprender sinais de palavras-chave, pois o uso de gestos com as mãos para se comunicar com seu filho pode ajudar no desenvolvimento da linguagem.
Você também pode ajudar a desenvolver as habilidades de comunicação de seu filho, através de atividades:
- ouvindo, cantando e falando
- beijando, abraçando, rindo e brincando com jogos que envolvam toques e movimentos
- uso de expressões faciais
Como preparar meu filho para a escola?
A transição para a educação pode ser difícil para o seu filho. Você pode ajudá-lo a se preparar para a escola :
- visitando a escola
- falando sobre a escola aberta e positivamente
- treinando-o a se vestir para escola
- incentivando-o a levar sua própria mochila escolar
- e, se possível, ajudando-o a fazer alguns amigos antes do primeiro dia
Você deve falar com o pessoal da escola sobre como eles podem apoiar melhor seu filho.
Apoio no ambiente escolar ajudará seu filho a se sentir aceito. Encontrar colegas que o ajudem nas dificuldades ajudará a criar um ambiente inclusivo.
Tradução do artigo: “Caring for a child with Down syndrome” publicado em PREGNANCY BIRTH & BABY.
Veja artigo original clicando aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.