Estratégia para desenvolver habilidades
As estratégias para lidar com acessos de raiva (birras) concentram-se fortemente em apoios comportamentais e desenvolvimento de habilidades. Neste capítulo, há alguns recursos para lidar com a birra, e a maioria deles se concentra em uma abordagem em três frentes:
1 Reconhecer a motivação ou a causa do comportamento da birra
Qual a motivação ou propósito da criança no comportamento da birra? Por que ela faz birra?
- ganhar atenção
- obter o que ela quer ou precisa
- foi lhe negado um desejo ou necessidade
- o acesso ao que ela quer foi adiado para depois
2 Desenvolver as habilidades para o sucesso
É sabido que as crianças quando fazem birra, internamente, na verdade estão lutando com dificuldades de:
- controle dos impulsos
- resolução de problemas
- frustração pelo adiamento da gratificação
- negociação
- comunicação de desejos e necessidades
- discernimento sobre o que é apropriado e autoconsolação.
3 Reforçar o comportamento positivo
Primeiramente, uma boa estratégia é procurar criar oportunidades para desenvolver habilidades para lidar com essas dificuldades e ajudá-las a ter sucesso. Mas – ATENÇÃO – é melhor trabalhar essas habilidades fora dos momentos de birra.
Portanto, quando a criança estiver respondendo apropriadamente a pequenos problemas, elogie-a ou recompense-a por seu excelente comportamento. Um abraço, um aperto de mão ou um “Muito bem!” são formas proativas de evitar as explosões de raiva. Deste modo, a criança entende que também tem a atenção dos pais nas ocasiões em que ela é bem sucedida. Como resultado, chamar a atenção para o que ela faz certo, e no momento em que ela faz certo, ajudará a criança a aprender com esses sucessos e responder positivamente no futuro.
Paciência e tempo
Estas atitudes com a criança necessitam de tempo e muita repetição para serem absorvidas e se tornarem naturais para ela. Portanto é uma estratégia que exigirá muita paciência de pais e cuidadores.
Extraído de: Expert Ways to Help Tame Tantrums and Manage Meltdowns Publicado em: Autism Parenting Magazine #68
Artigo original de:
Alescia Ford-Lanza, MS, OTR / L, ATP, é terapeuta ocupacional e com experiência de tecnologia assistiva, integração sensorial, membro colaborador do Conselho Consultivo da Wolf + Friends, redatora de conteúdo colaborador da Harkla, fundadora da Adapt & Learn, LLC.
Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) é Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR, Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC, Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC, Formação em Integração Sensorial -LUDENS- Campinas/SP, Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
Tradução e adaptação: Equipe SevenSenses
Na próximas publicação:
Como lidar com o colapso?
Se gostou, CURTA E COMPARTILHE!