COMO AS TRANSIÇÕES DE ATIVIDADES / AMBIENTES ESTRESSAM CRIANÇAS COM AUTISMO?

A importância das transições no dia a dia

Transições de uma atividade para outra, ou de um lugar para outro, são parte integrante de nossas vidas diárias. Ser capaz fazer a transição do acordar para tomar café da manhã e depois se dirigir para a escola ou trabalho nos permite participar da comunidade em geral. A transição é uma atividade que ocorre perfeitamente para a maioria das pessoas, e pode ocupar uma parte significativa do um dia, dependendo dos compromissos.

Transições na escola

No contexto de uma escola, as transições para crianças podem incluir:

  • Mover-se de uma área de atividade para outra (por exemplo, área de leitura para área de trabalho em grupo),
  • Mudar de uma sala de aula para outra (por exemplo, sala de ginástica para sala de arte),
  • Movendo-se para fazer fila fora da classe para o recreio
  • Mover-se para outra parte de uma aula para coletar materiais necessários para o trabalho (por exemplo, para obter planilhas ou artigos de papelaria)
  • Mover-se para uma sala de espera enquanto aguarda para ser dispensado

Crianças com TEA

As transições envolvem o término de uma atividade e o início de outra ou a movimentação física de um lugar para outro para iniciar uma nova atividade. Algumas transições não são claramente definidas e podem ocorrer de forma aleatória, produzindo estresse e ansiedade para crianças no espectro do autismo.

As transições são desafiadoras geralmente porque há um forte desejo de previsibilidade e também uma falta de compreensão ou resistência à próxima atividade. Sem preparação adequada ou apoio para transições, podem ocorrer comportamentos inadequados.

Estratégias de preparação

Aqui estão duas estratégias de preparação que podem ser usadas para criar uma estrutura mais previsível nas transições.

Recursos Visuais

A implementação de uma programação visual diária ou semanal ajuda a criar previsibilidade para a criança, mostrando a passagem do tempo visualmente.

O outro objetivo do cronograma visual é permitir que a criança veja as próximas atividades, diminuindo assim suas ansiedades. Ao projetar a programação visual para a criança, considere o desempenho visual da criança e o número de atividades em sequência que ela consegue acompanhar.

Quadro Primeiro-Depois

Como regra geral, os alunos iniciantes devem começar com um quadro Primeiro-Depois de duas atividades, antes de passar para um cronograma mais extenso (cerca de 6-8 cartões de atividade).

Exemplo de Quadro Primeiro-Depois

O quadro Primeiro-Depois é uma ótima introdução para entender qual atividade vai ocorrer primeiro e qual atividade vai ser feita em seguida. Ele mostra sequências de duas etapas e pode ser uma boa ferramenta para ajudar uma criança a concluir uma atividade não preferida antes de passar para uma preferida.

Os cronogramas visuais também podem ser usados para mostrar atividades sequenciais para rotinas diárias, como escovar os dentes, vestir-se ou limpar a mesa. Mostrar essas etapas pode ajudar a reduzir a dificuldade que as crianças com autismo enfrentam com etapas em sequência e a apoiar na compreensão das relações entre as etapas de uma atividade.

Outra maneira de encorajar a aceitação de mudanças e eventos inesperados é incluir um cartão de atividade ‘Surpresa’ para que as crianças saibam que, mesmo com planejamento, às vezes as coisas não acontecem planejado inicialmente. Ao apresentar uma atividade ‘Surpresa’ pela primeira vez, certifique-se de que seja algo divertido e pelo qual a criança esteja ansiosa. Isso funcionará para construir flexibilidade e desenvolver habilidades para lidar com mudanças repentinas no futuro.

Temporizador visual

A passagem do tempo pode ser um conceito abstrato para algumas crianças no espectro – felizmente, para usar essa estratégia com sucesso, elas não precisam entender o calendário ou mesmo saber ler as horas. ‘Tempo’ pode se tornar mais concreto ao representá-lo com um cronômetro visual, como uma ampulheta (cronômetro de areia)

Uma ampulheta ajudará a visualizar claramente quanto tempo elas têm para uma atividade, quanto tempo resta antes que a atividade termine e quando haverá transição para a próxima atividade. Para tarefas rápidas, como escovar os dentes ou se vestir, considere usar uma ampulheta de tempo menor.

Para crianças maiores que realizam atividades mais longas, há aplicativos de cronômetro disponíveis nos celulares ou tablets. A maioria tem alarmes indicadores que podem avisar o término de uma atividade.

Resumo

Ser capaz de fazer a transição com sucesso é uma habilidade crucial para promover a flexibilidade, diminuir a ansiedade, reduzir o comportamento desafiador e, por último, aumentar a independência.

Além dessas duas estratégias, existem muitas outras ferramentas simples que podem ser usadas para dar suporte a transições. À medida que acriança cresce e se desenvolve, lembre-se de adaptar esses recursos visuais e ferramentas para garantir que permaneçam eficazes e adequados ao desenvolvimento.


Traduzido do artigo “Stress-Free Transitions from One Activity/Place to Another” publicado por HEALIS AUTISM CENTRE e disponível clicando aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.

Posted in Autismo, Autista, Crianças, Desenvolvimento Infantil, Integração Sensorial, Pais e Mães, Terapia Ocupacional, Transtorno do Espectro Autista and tagged , , , , , , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *