SÍNDROME DE DOWN E A INTEGRAÇÃO SENSORIAL

O que é integração sensorial

Primeiramente vamos falar sucintamente o que é Integração Sensorial.

Crianças e adultos com alguma deficiência de desenvolvimento, podem ter um sistema sensorial disfuncional – referido como distúrbios de integração sensorial ou disfunções do processamento sensorial.

Às vezes, um ou mais sentidos são super ou sub-reativos (hiper-responsivo ou hipo-responsivo) a estímulos. No caso de autistas, por exemplo, esses problemas sensoriais podem ser a razão subjacente para comportamentos diruptivos e repetitivos, como bater, girar e balançar as mãos.

Embora os receptores para os sentidos estejam localizados no sistema nervoso periférico (que inclui tudo, menos o cérebro e a medula espinhal), acredita-se que o problema decorre da disfunção neurológica no sistema nervoso central – o cérebro.

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PROBLEMAS DE COMUNICAÇÃO VERBAL EM AUTISMO

Quais são os Problemas de Comunicação Verbal

Problemas de fala são comuns no autismo. Na verdade, cerca de 40% das crianças com autismo não falam nada.  Dar a seu filho um meio eficaz de comunicar seus pensamentos, opiniões, experiências, sentimentos e conhecimentos é essencial para criar uma vida significativa para eles.

Aprendemos com crianças que mais tarde foram capazes de falar, ou encontrar uma maneira de se comunicar, que elas entendem muito mais do que as pessoas pensam que entendem. Na verdade, muitos entendem tudo.

Por esse motivo, é importante saber que seu filho está ouvindo você. Acima de tudo, eles têm pensamentos e sentimentos que precisam ser entendidos.

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20 SINAIS DE DISFUNÇÃO NO SISTEMA GUSTATIVO E ORAL

Sistema Motor Oral e Sistema Gustativo

O sistema gustativo é mais conhecido como nosso sentido do paladar, funciona muito de perto com o sistema olfativo (cheiro). Além disso o que também é muito importante para crianças com autismo e as funções de processamento sensorial é o sistema motor oral.

O sistema motor oral não é propriamente um sentido. Na verdade, é a maneira como os sentidos estão interconectados e trabalham juntos dentro da boca. Este sistema permite não apenas saborear, mas também mastigar, deglutir e comunicar.

É também o sistema que diz ao cérebro se algo está quente ou frio, mastigável ou pastoso, etc.

Essas texturas e temperatura, juntamente com o sabor detectado pelo sistema gustativo e o cheiro pelo sistema olfativo, combinados, desempenham um papel importante na forma como as pessoas respondem a diferentes alimentos.

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11 SINAIS DE DISFUNÇÃO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL NO SISTEMA OLFATIVO

Como funciona o Sistema Olfativo?

O sistema olfativo, assim como o sistema gustativo (sabor), faz parte do seu sistema quimico-sensorial. Em outras palavras, ele detecta odores de produtos químicos ou moléculas de odor.

Quando se respira, os receptores olfativos ou células olfativas detectam moléculas de odor do ar. Esses receptores são, na verdade, células ciliadas muito pequenas dentro do nariz que reagem às moléculas de odor.

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Como funciona o sistema proprioceptivo?

O que é e como funciona?

O sistema proprioceptivo é o sentido da posição do nosso corpo no espaço. Receptores sensoriais em nossas articulações, músculos e pele trabalham juntos para construir a consciência corporal.

Tente isto:

Primeiro, feche os olhos e estique os braços à sua frente. Em seguida, tente tocar os dois dedos indicadores juntos. Você deve ser capaz de fazer isso na sua primeira ou segunda tentativa. este é seu sistema proprioceptivo em trabalho.

Com funciona?

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18 SINAIS DE PROBLEMAS DO SISTEMA AUDITIVO

O Sistema Auditivo

O sistema auditivo é o sistema sensorial mais complexo e delicado do corpo humano. Este sistema é responsável, obviamente, pelo nosso sentido de audição.

É supersensível. Para se ter uma ideia do quão sensível é, basta lembrar que o sistema auditivo responde 1000 vezes mais rápido que o sistema visual e detecta vibrações muito, muito pequenas.

Como funciona o SISTEMA AUDITIVO

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DISFUNÇÕES DE PROCESSAMENTO SENSORIAL NO SISTEMA VISUAL

O que é? Como funciona?

A via visual é o caminho que a informação faz até o cérebro.

Essa via é basicamente composta do olho, nervo óptico, quiasma óptico, trato óptico, núcleo geniculado lateral (LGN) e córtex visual.

A primeira célula na via visual é chamada de fotorreceptor. Esta célula está localizada na retina.

Basicamente, um fotorreceptor é uma célula sensorial especial que converte a energia da luz em um sinal para o cérebro, chamado de impulso neural. Esse impulso viaja da retina, através do nervo óptico e, ao longo da via visual, até atingir o córtex visual (localizado no cerebelo).

Cada olho vê de uma perspectiva diferente e transmite um sinal diferente para o cérebro. O córtex visual converte essa informação em uma única imagem estável – é isso que vemos.

22 Sinais de disfunção do processamento sensorial no sistema visual

Aqui estão alguns dos sinais comuns que seu filho pode estar tendo de problemas no sistema visual. Se isso se aplicar ao seu filho, é recomendável consultar seu médico ou um terapeuta ocupacional para uma avaliação.

Discriminação Sensorial ou Problemas de Percepção

Seu filho tem problemas de discriminação e percepção quando o cérebro está tendo dificuldades para interpretar e dar significado à entrada sensorial. Assim:

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28 SINAIS DE DISFUNÇÃO DO SISTEMA TÁTIL

Como funciona o sistema tátil?

Existem em nossa pele seis tipos diferentes de receptores que nos permitem sentir e perceber o toque. Esses receptores são as principais células sensoriais do sistema tátil.

Uma sensação ocorre quando os impulsos neurais desses receptores atingem o córtex cerebral. O córtex cerebral interpreta as sensações e envia um sinal de volta aos receptores, esta é a percepção da sensação – o que sentimos.

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COMO LIDAR COM AS CRISES DEPOIS DA ESCOLA?

Sobrecarga emocional

Ir à escola pode ser muito cansativo para muitas crianças, física, emocional e mentalmente desgastante. As crianças pequenas gastam muita energia sentadas, tentando ficar quietas e concentradas na aula. Têm regras a seguir, trabalho a completar e responsabilidades a cumprir. Muitas não têm tempo suficiente para brincar, correr e se recompor ao longo do dia. Quando chegam em casa, desmoronam, sucumbem à sobrecarga emocional. Há uma probabilidade maior de ocorrência destas crises depois da escola em crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno do Processamento Sensorial (TPS).

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