BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

Benefícios da atividade física

É de conhecimento geral que manter um estilo de vida saudável e ativo é benéfico para qualquer pessoa. Em particular para crianças no espectro autista, há estudos mostrando que a prática de exercícios regulares, auxilia no desenvolvimento da capacidade comunicativa, redução do comportamento antissocial, bem como na diminuição de comportamentos que demonstram inadaptação, estereotipias e agressividade em autistas.

  Vamos discorrer um pouco sobre os principais benefícios.

Principais Benefícios

1. Redução das Estereotipias e Comportamentos Repetitivos

Estudos mostraram que crianças que praticam exercícios vigorosos (20 minutos ou mais, 3 a 4 dias por semana) mostraram uma diminuição considerável das estereotipias, comportamentos repetitivos, hiperatividade e agressividade. Naturalmente esses resultados são alcançados mediante uma dedicação continuada e não de uma ou outra atividade isolada.

2. Melhora das habilidades sociais

A dificuldade de se relacionar com outras crianças, é muito comum no Transtorno do Espectro Autista. Isso normalmente está associado a ansiedade de situações novas, baixa autoestima ou ainda dificuldade de comunicação verbal. Atividades esportivas, principalmente as coletivas, promovem relacionamentos sociais e interação com colegas, na busca de metas e objetivos comuns.  A participação esportiva desenvolve também o sentimento de pertencimento a um grupo, a uma comunidade

3. Estabelecimento de uma rotina

A existência de uma rotina pré-estabelecida é extremamente importante para crianças com autismo. Ela cria um sentimento de segurança e conforto pela previsibilidade do que vem a seguir; reduz a ansiedade do inesperado, do desconhecido, do que está por vir. A implementação de uma atividade nova deve ser gradual e intensamente explicada e mostrada; se possível, levar a criança, conhecer o ambiente, as pessoas com quem vai se relacionar, para que a mudança da rotina, com a introdução de uma atividade seja assimilada e a transição para uma nova rotina seja feita com o mínimo de estresse possível.

4. Perda de peso

Pessoas autistas, por suas dificuldades sociais, têm uma tendência a se isolar e com isso apresentar uma chance maior de ter problemas de peso ainda em sua infância. A obesidade pode vir a se transformar em alguma doença mais grave como, diabetes O autismo está relacionado a uma maior chance de obesidade na primeira infância, o que pode levar a uma maior chance de a obesidade se transformar em doenças mais graves, como diabetes, doenças cardíacas, problemas ósseos e articulares. As crianças com autismo tendem a viver estilos de vida mais inativos, o que, por sua vez, dificulta a manutenção de um peso mais saudável. A atividade física como parte da rotina, pode contribuir muito para a manutenção de um peso saudável.

5. Melhora da atenção (foco)

Crianças hiper-reativas no espectro do autismo tem sua atenção facilmente desviada e como consequência têm dificuldade em concluir as atividades tanto em casa como na escola. A realização de exercícios físicos regulares, melhora sua concentração e o foco nas atividades. A participação em um exercício coletivo também ajuda a melhorar a escuta e a atenção às instruções necessárias ao atingimento dos objetivos da equipe.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos de autismo aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) é Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR, Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC, Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC, Formação em Integração Sensorial -LUDENS- Campinas/SP, Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC

Tradução e adaptação: Equipe SevenSenses

Se gostou, CURTA E COMPARTILHE!

Posted in Autismo, Autista, Crianças, Desenvolvimento Infantil, Integração Sensorial, Pais e Mães, Síndrome de Down, Terapia Ocupacional, Transtorno do Espectro Autista and tagged , , , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *