ATIVIDADE ESTRUTURADA X NÃO ESTRUTURADA EM AUTISMO

 Atividade estruturada e não estruturada: qual a diferença?

Existem duas categorias de atividades lúdicas: estruturadas e não estruturadas. Mas qual é a diferença e o que é mais benéfico para crianças com necessidades especiais como o autismo?

Atividade não estruturada

Atividade não estruturada é qualquer atividade designada como “atividade livre”. Esta categoria de atividade é totalmente conduzida pela própria criança, sem instrução de um adulto. A atividade não estruturada não envolve nenhuma estratégia específica de aprendizado. Por exemplo, crianças cantando uma música em voz alta para ver quem canta mais alto seria uma atividade não estruturada.

Atividade estruturada

A atividade estruturada envolve brincadeiras ou jogos orientados por instruções de professores, terapeutas, pais e outros. Essa categoria de atividade usa instruções e etapas específicas para alcançar um objetivo de aprendizado claro e pode ser chamada de “brincar com um propósito”.

Analogamente numa atividade não estruturada, por exemplo, as crianças podem ser instruídas a cantar uma música sobre cores. Esta atividade tem como objetivo específico aprender cores diferentes.

Benefícios das atividades estruturada e não estruturada

Entre os benefícios da atividade não estruturada estão:

● Estimular a criatividade e a imaginação

● Proporcionar liberdade e controle com atividades lúdicas

● Crianças aprenderem sobre si mesmas (gostos e desgostos)

● Ajudar a desenvolver habilidades de resolução de problemas

● Crianças se sentirem menos pressionadas quando cometem erros

● Incentivar habilidades sociais como ouvir, resolver problemas com colegas e trabalhar em equipe

Os benefícios da atividade estruturada incluem:

● Desenvolver coordenação e força

● Aumentar as habilidades motoras finas

● Ajudar a criança a descobrir novas atividades

● Aprender novas tarefas por meio de instruções

● Ajudar a criança a desenvolver habilidades de esperar a vez e autorregulação

O que é melhor para crianças com autismo?

Para qualquer criança, a escolha entre atividades estruturadas e não estruturadas é fácil: é tudo uma questão de equilíbrio. É preciso haver uma quantidade igual de atividades lúdicas estruturadas e não estruturadas, porque ambas ajudam o desenvolvimento físico, social e emocional da criança.

Crianças com autismo podem ter dificuldade em participar de atividades lúdicas estruturadas. O que não significa que eles não podem. O que acontece é que podem levar mais tempo para uma entender as instruções e participar com outras crianças.

Atividades estruturadas ensinam a desenvolver habilidades como esperar a vez, compartilhamento e interação social – em que as crianças com TEA podem ter dificuldades. Além disso, uma atividade estruturada com regras claras também ajuda a reduzir o estresse de uma situação social incerta.

Dicas para organizar atividades estruturadas para crianças com autismo

● Lembrar que muitas crianças com autismo têm dificuldades sensoriais no sistema visual. Tentar recursos visuais pois elas podem precisar de imagens das tarefas para entenderem melhor o que lhes é pedido. Para envolver uma criança em uma atividade lúdica estruturada, uma sequência de cartazes com imagem de cada etapa descrevendo as regras da atividade tornará mais fácil o entendimento. Depois que a criança concluir cada tarefa, remover o cartaz daquela etapa de sua vista para que ela saiba que a etapa foi concluída.

● Seguir os interesses da criança para mantê-la envolvida em atividades estruturadas. Por exemplo, se uma criança gosta de trens, utilizar quebra-cabeças ou jogos de classificação que tenham imagens de trens.

● Utilizar os pontos fortes da criança. Se ela for habilidosa em contar, incorporar números e atividades de contagem.

● Escolher atividades lúdicas estruturadas que a criança seja capaz de fazer. Muitas atividades lúdicas estruturadas dependem do desenvolvimento cognitivo da criança e de sua capacidade de manter o foco durante as atividades.

● Ajudar a criança a participar de atividades redirecionando eventuais comportamentos inadequados. Por exemplo, se a criança estiver batendo os blocos, redirecionar para o comportamento apropriado, mostrando-lhe como empilhar os bloco

Conclusão

Quando uma criança com TEA tiver problemas para manter o foco em atividades estruturadas, pequenos ajustes em uma atividade ajudarão a criança a entender melhor o que se espera dela. A atividade estruturada ensina às crianças limites claros, regras e habilidades sociais essenciais para interagir com os outros.

Já a atividade não estruturada permite que uma criança com autismo explore seu ambiente de forma criativa para aprender mais sobre si mesma.

Tanto as atividades estruturadas quanto as não estruturadas são benéficas para crianças com autismo, por isso é importante encontrar um equilíbrio entre as duas.


Extraído e traduzido do artigo: “Structured VS Unstructured Play: Which is Better for Children with Autism?” de Liz Talton, publicado em AUTISM PARENTING MAGAZINE.

Original disponível clicando aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


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