ASPECTOS POSITIVOS NO AUTISMO
Para a maior parte dos pais, é assustador e chocante descobrir que seu filho é diferente das pessoas neurotípicas. Porém o importante é lembrar que seu filho é a mesma pessoa de antes do diagnóstico. A simples informação de uma condição não muda quem ele é.
A primeira coisa que você deve fazer depois que seu filho ou filha recebe um diagnóstico de transtorno do espectro do autismo é dar uma respirada e um tempo para você se conscientizar do significado do diagnóstico. É dar tempo para cair a ficha. O diagnóstico representa uma mudança de vida para toda a família.
O autismo é frequentemente definido e descrito em termos de déficits, mas ficar sempre falando sobre o que uma pessoa não consegue fazer ou não faz tão bem, pode ser desmoralizante, além de afetar a autoestima e o bem-estar de uma pessoa.
Então falemos também sobre aspectos positivos
Em vez de apenas focar nos déficits e nas deficiências, que tal olhar para o outro lado da moeda, para as coisas que as pessoas autistas fazem bem, destacar e falar dos aspectos positivos do autismo, falar de coisas que as pessoas autistas fazem bem e parar de insistir no que é percebido como negativo. Pensar no autismo em termos mais positivos mudará seu modo de ver e suas respostas em relação a pessoas com autismo.
Aqui estão alguns pontos positivos que podem ser encontrados em pessoas autistas
- Atenção aos detalhes – há meticulosidade e precisão em relação a detalhes. Isso pode ser uma vantagem real em trabalhos que exigem essa habilidade, como controle de qualidade.
- Foco Profundo – o nível de concentração pode ser muito alto; conseguem ficar horas em uma atividade de que gosta.
- Absorção e retenção de fatos – a memória de longo prazo é excelente.
- Habilidades Visuais – têm tendência a se dar melhor no aprendizado visual e focado nos detalhes.
- Habilidades auditivas – memória musical aprimorada com capacidade de lembrar melodias e a progressão de tons; são muito bons na detecção de notas dissonantes na música e na identificação de melodias com pistas mínimas.
- Expertise – consegue ter um conhecimento profundo sobre um determinado tema.
- Abordagem metódica – combinada com habilidades perceptivas aprimoradas faz com que a pessoa autista seja capaz de processar grande quantidade de informações e detectar padrões.
- Criatividade e novas Abordagens – processos de pensamento únicos e soluções inovadoras.
- Tenacidade e Resiliência – determinação e opiniões desafiadoras
- Aceitação das diferenças – menos propenso a julgar os outros; raramente julgam as pessoas com base em status social, carreira, realizações, etc.
- Integridade – estudos apontam para traços de personalidade positivos de honestidade, lealdade e confiabilidade.
Em resumo
Agora é procurar conhecer mais sobre o transtorno do espectro autista (TEA). Mais conhecimento sobre o espectro vai ajudar a entender seu filho e suas necessidades. Em seguida, buscar ajuda de instituições e profissionais especializados para o desenvolvimento de seu filho.
O autismo não tem cura. Entretanto existem diversas Intervenções terapêuticas personalizadas, projetadas especificamente para cada criança, que podem produzir evoluções significativas; e embora os avanços possam ser lentos e os ganhos parecerem pequenos, cada passo deve ser comemorado como uma vitória.
Inspirado em “THE POSITIVES OF AUTISM” artigo publicado em AUTISM AWARESS. Para ler o artigo original, clique aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
Gostou? CURTA E COMPARTILHE. Obrigada.