Crianças com autismo conseguem brincar de faz de conta?
Embora as crianças com autismo enfrentem dificuldades em gerar a ações de faz de conta espontaneamente, durante o jogo, elas têm a habilidade e capacidade de participar e entender o jogo, quando há instruções para fazer de conta.
O que é brincar de faz de conta
O jogo do faz de conta acontece quando as crianças se propõem a fingir e imaginar situações durante a jogo. Por exemplo, falando com bonecas, fazendo reuniões de chá de mentirinha, alimentando ursinhos de pelúcia, usando uma banana como telefone e se vestindo de pirata e fingir que uma caixa é o navio. Essa forma de brincar começa a surgir por volta dos 12 a 18 meses de idade e, aos 3 anos de idade, as crianças com desenvolvimento típico participam de forma independente e espontânea em jogos de faz de conta.
Ao contrário dos pares com desenvolvimento típico, o jogo de faz de conta em crianças com autismo, muitas vezes aparecem mais tarde, e elas tendem a participar menos espontaneamente no jogo ou mostram falta de criatividade durante a jogo. Além disso, como crianças com autismo têm frequentemente estereotipias (interações mais intensas e repetitivas), a qualidade do jogo de faz de conta tende a ser “limitada, estéril e ritualizada”.
Importância das brincadeiras de faz de conta
Ao brincar de jogos de faz de conta com outras crianças, é preciso estar constantemente atento a suas falas, gestos e atitudes para enviar mensagens claras aos outros participantes sobre o que estão fazendo. E também é preciso prestar atenção aos sinais vindos dos outros participantes do jogo, aprendendo a decifrá-los.
Esse tipo de comunicação também acontece em interações do mundo real, mas a brincadeira de faz de conta requer atenção extra a esses detalhes. As crianças, sem nem mesmo perceber, são estimuladas a atingir níveis sofisticados de comunicação, negociação, cooperação e coordenação para manter a brincadeira de pé.
O jogo de faz de conta é importante para o desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento de habilidades sociais, de linguagem e de comunicação. Exercitar a imaginação durante o jogo do faz de conta também pode contribuir para o planejamento e habilidades de resolução de problemas.
Habilidades necessárias para o jogo de faz de conta
Por que as crianças com autismo enfrentam dificuldades em jogos de faz de conta? Várias teorias têm sido usadas sobre as razões dos atrasos ou diferenças que as crianças com autismo apresentam em jogos de faz de conta. Pesquisadores também estudaram várias habilidades para entender o papel que estas desempenham no desenvolvimento do jogo de faz de conta.
Aqui estão alguns fatores que contribuem para as dificuldades que as crianças com autismo têm no jogo de faz de conta.
Falta de habilidades de atenção conjunta
Habilidades de atenção conjunta numa criança se referem a gestos de apontar, compartilhar ou mostrar interesse em um objeto, bem como usar o contato visual alternado para verificar se os outros estão prestando atenção ao mesmo objeto ou evento que ela (atenção conjunta coordenada). O jogo do faz de conta e a atenção conjunta provavelmente se influenciam mutuamente: as habilidades de atenção conjunta são necessárias para participar no jogo e, por sua vez, o jogo do faz de conta também contribui para o desenvolvimento da atenção conjunta. Um estudo longitudinal mostrou que as habilidades de atenção conjunta são essenciais no desenvolvimento de jogos do faz de conta tanto para crianças com desenvolvimento típico quanto para crianças com atraso no desenvolvimento. Assim, a falta de habilidades de atenção conjunta em crianças com autismo pode ter influência no desenvolvimento do faz de conta.
Déficits de Criatividade
Crianças com autismo podem ter problemas em produzirjogos de faz de conta devido a problemas de criatividade, tendo dificuldades em gerar novas ideias e ações que são necessárias para o jogo do faz de conta. Elas tendem a participar menos espontaneamente do que as crianças com desenvolvimento típico em ações de faz de conta. No entanto, isso não significa que elas não sejam capazesde participar de jogos de faz de conta. Estudos em que são dadas instruções para crianças fazerem de conta, descobriram que crianças com autismo podem participar desde que haja instruções de como agir.
Outras hipóteses
Habilidades de imitação
Alguns pesquisadores levantaram a hipótese de que as dificuldades ou atrasos que as crianças com autismo enfrentam ao brincar de faz de conta podem ser devido à falta de habilidades de imitação. No entanto, estudos descobriram que as habilidades de imitação não estão relacionadas ao desenvolvimento do jogo de faz de conta.
Habilidades representacionais
Outros pesquisadores levantaram a hipótese de que os déficits nas habilidades representacionais podem interferir no desenvolvimento de jogos de faz de conta para crianças com autismo. A falta de habilidades representacionais significa que crianças com autismo podem ter dificuldades em “representar como o outro representa o mundo”, o que também indica a incapacidade global de participar em jogos de faz de conta. Ao contrário da explicação do déficit representacional, as crianças são capazes de produzir jogos de faz de conta sob certas circunstâncias, como quando há estímulos para que elas se envolvam em jogos de faz de conta. Assim, as evidências da pesquisa mostram que a falta de habilidades representacionais não explica as dificuldades das crianças com autismo nos jogos de faz de conta.
Conclusão
Embora possa haver atrasos ou diferenças no desenvolvimento de jogos de faz de conta entre crianças com autismo, estas têm a capacidade de participar em jogos de faz de conta, quando recebem instruções de como fazer.
Embora o jogo de faz de conta esteja associado a certas habilidades e marcos de desenvolvimento, não há evidências de que o jogo de faz de conta tem uma influência causal nos resultados do desenvolvimento em crianças. Portanto, mais pesquisas são necessárias para estabelecer uma maior compreensão da importância do jogo de faz de conta na para os resultados de desenvolvimento.
Texto extraído e traduzido de Can Children with Autism Pretend Play? publicado em HEALIS AUTISM CENTRE. Disponível aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
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