Sinais de disfunções do SISTEMA VESTIBULAR
O Sistema Sensorial Vestibular é o sentido que através de um conjunto de órgãos situados no ouvido interno, recebe e processa informações referentes ao equilíbrio, mudanças gravitacionais, deslocamento e movimento. O sistema vestibular está intimamente relacionado aos movimentos oculares, à posição do corpo e à coordenação.
Como funciona o sistema vestibular?
Os órgãos que controlam o sistema vestibular estão localizados no ouvido interno e incluem o nervo vestibular e os canais semicirculares.
O diagrama do ouvido na figura abaixo mostra como o sistema vestibular funciona.
Os canais semicirculares, três minúsculos tubos cheios de líquido localizados no ouvido interno é que fazem parte do sistema vestibular. Seu trabalho é ajudar a manter o equilíbrio.
Quando se move a cabeça o fluido dentro dos tubos, se move sobre os minúsculas cerdas dentro dos canais . Isso cria mensagens nervosas enviadas ao seu cérebro, permitindo que ele saiba o que é preciso fazer para se manter equilibrado.
O nervo vestibular transmite informações sensoriais ao cérebro com base na posição da cabeça em relação ao corpo. Desempenha um papel no equilíbrio e no planejamento motor.
Na base dos canais semicirculares existem o sáculo e o utrículo, ambos leitos de células sensoriais que detectam o movimento linear. O utrículo detecta movimentos horizontais e o sáculo detecta movimentos verticais.
Lista de sinais
Sinais de disfunção no sistema vestibular podem se manifestar nas crianças de diversas formas:
- Processamento visual deficiente
- Consciência espacial pobre
- Baixo equilíbrio
- Dificuldade de coordenação bilateral
- Habilidades visuo-motoras deficientes
- Habilidades construtivas pobres
- Discriminação deficiente da posição do corpo
- Discriminação deficiente de movimentos
- Dificuldades leves em discernir a orientação da cabeça
- Dificuldade de executar ações em sequência
Hiper-responsividade
A hiper-responsividade do sentido vestibular pode se apresentar em uma criança como reação exagerada à sensação vestibular. E pode se manifestar como:
- Insegurança em experiências gravitacionais
- Ficar facilmente tonta com movimentos
- Evitar atividades com movimento, como balanços, escorregadores, elevadores ou escadas rolantes
- Medo de superfícies instáveis
- Não tolerar movimentos para trás
- Não tolerar movimentos laterais
- Ficar enjoado (náusea) dentro de veículos em movimento
- Evitar balanços ou escorregadores
- Gostar de ficar “grudado” nas pessoas
- Recusar atividades em que tem que os pés saem do chão (como pular)
- Dificuldade / medo de atividades que exijam equilíbrio
- Recusar participação em aula de ginástica
- Recusar brincar em equipamentos de playground
- Ter medo de arquibancadas ou degraus
- Medo excessivo de alturas
- Medo de cair mesmo quando não há riscos de queda
- Náusea quando fica olhando objetos rodando
- Postura ruim
- Ficar cansada facilmente
- Coordenação pobre
- Baixo tonus muscular
- Planejamento motor ruim
- Desajeitada
- Foco e atenção pobres
- Recusar-se a tentar andar de bicicleta
Hipo-responsividade
A hipo-responsividade do sentido vestibular pode se apresentar em uma criança com pouca ou nenhuma reação à sensação vestibular. Pode se manifestar como:
- Movimento constante, incluindo pular, girar, balançar, escalar
- Busca movimento com ritmo rápido
- Busca movimentos como girar, balançar ou rodar
- Pouco equilíbrio em superfícies irregulares
- Sempre inquieta
- Maior atenção visual a objetos giratórios como ventiladores de teto
- Evitar ambientes com aglomeração
- Dificuldade em manter a atenção fixa
- Movimentos impulsivos
- Ficar constantemente se levantando e sentando na sala de aula
- Ficar andando em lugares e momentos impróprios (na sala de aula, durante as refeições, etc.)
- Gostar de se pendurar de cabeça para baixo
- Bater a cabeça
- Gostar dos equipamentos móveis do parque infantil
- Inclinar a cadeira para trás quando sentada em uma mesa
- Gostar de movimentos de rotação (dificilmente fica tonto)
- Ficar balançando para frente e para trás quando sentada
- Postura ruim
- Coordenação ruim
- Planejamento motor pobre
- Quedas frequentes
- Desajeitada
- Equilíbrio ruim
- Necessidade de estar em constante movimento
- Preferência por lugares altos
Para os Pais – Observação importante:
- O objetivo desta lista de sinais de transtorno de processamento sensorial é ajudar os pais e profissionais, que interagem com crianças, a se informar sobre sinais específicos de disfunção de processamento sensorial.
- Uma lista de sinais não deve ser usada como critério diagnóstico absoluto para rotular crianças com transtorno de processamento sensorial. É simplesmente um recurso a ser usado como ponto de partida para identificar sintomas de possíveis problemas e para pesquisar mais.
- Havendo dúvidas sobre as respostas sensoriais de seu filho(a) use estas listas de sinais de disfunções sensoriais como ponto de partida e entre em contato com um pediatra e um terapeuta ocupacional pediátrico.
Veja no artigo seguinte
Sinais de Transtorno do Processamento Sensorial – Parte 4 – SISTEMA VISUAL
Baseado no artigo “Sensory Processing Disorder Checklist” publicado em THE OT TOOLBOX. Original disponível clicando aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
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