SINAIS DE TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL (TPS) – Parte 3 – SISTEMA VESTIBULAR

Sinais de disfunções do SISTEMA VESTIBULAR

O Sistema Sensorial Vestibular é o sentido que através de um conjunto de órgãos situados no ouvido interno, recebe e processa informações referentes ao equilíbrio, mudanças gravitacionais, deslocamento e movimento. O sistema vestibular está intimamente relacionado aos movimentos oculares, à posição do corpo e à coordenação.

Como funciona o sistema vestibular?

Os órgãos que controlam o sistema vestibular estão localizados no ouvido interno e incluem o nervo vestibular e os canais semicirculares.

O diagrama do ouvido na figura abaixo mostra como o sistema vestibular funciona.

Anatomia do Ouvido Humano

Os canais semicirculares, três minúsculos tubos cheios de líquido localizados no ouvido interno é que fazem parte do sistema vestibular. Seu trabalho é ajudar a manter o equilíbrio.

Quando se move a cabeça o fluido dentro dos tubos, se move sobre os minúsculas cerdas dentro dos canais . Isso cria mensagens nervosas enviadas ao seu cérebro, permitindo que ele saiba o que é preciso fazer para se manter equilibrado.

nervo vestibular transmite informações sensoriais ao cérebro com base na posição da cabeça em relação ao corpo. Desempenha um papel no equilíbrio e no planejamento motor.

Na base dos canais semicirculares existem o sáculo e o utrículo, ambos leitos de células sensoriais que detectam o movimento linear. O utrículo detecta movimentos horizontais e o sáculo detecta movimentos verticais.

Lista de sinais

Sinais de disfunção no sistema vestibular podem se manifestar nas crianças de diversas formas:

  • Processamento visual deficiente
  • Consciência espacial pobre
  • Baixo equilíbrio
  • Dificuldade de coordenação bilateral
  • Habilidades visuo-motoras deficientes
  • Habilidades construtivas pobres
  • Discriminação deficiente da posição do corpo
  • Discriminação deficiente de movimentos
  • Dificuldades leves em discernir a orientação da cabeça
  • Dificuldade de executar ações em sequência

Hiper-responsividade

A hiper-responsividade do sentido vestibular pode se apresentar em uma criança como reação exagerada à sensação vestibular. E pode se manifestar como:

  • Insegurança em experiências gravitacionais
  • Ficar facilmente tonta com movimentos
  • Evitar atividades com movimento, como balanços, escorregadores, elevadores ou escadas rolantes
  • Medo de superfícies instáveis
  • Não tolerar movimentos para trás
  • Não tolerar movimentos laterais
  • Ficar enjoado (náusea) dentro de veículos em movimento
  • Evitar balanços ou escorregadores
  • Gostar de ficar “grudado” nas pessoas
  • Recusar atividades em que tem que os pés saem do chão (como pular)
  • Dificuldade / medo de atividades que exijam equilíbrio
  • Recusar participação em aula de ginástica
  • Recusar brincar em equipamentos de playground
  • Ter medo de arquibancadas ou degraus
  • Medo excessivo de alturas
  • Medo de cair mesmo quando não há riscos de queda
  • Náusea quando fica olhando objetos rodando
  • Postura ruim
  • Ficar cansada facilmente
  • Coordenação pobre
  • Baixo tonus muscular
  • Planejamento motor ruim
  • Desajeitada
  • Foco e atenção pobres
  • Recusar-se a tentar andar de bicicleta

Hipo-responsividade

A hipo-responsividade do sentido vestibular pode se apresentar em uma criança com pouca ou nenhuma reação à sensação vestibular. Pode se manifestar como:

  • Movimento constante, incluindo pular, girar, balançar, escalar
  • Busca movimento com ritmo rápido
  • Busca movimentos como girar, balançar ou rodar
  • Pouco equilíbrio em superfícies irregulares
  • Sempre inquieta
  • Maior atenção visual a objetos giratórios como ventiladores de teto
  • Evitar ambientes com aglomeração
  • Dificuldade em manter a atenção fixa
  • Movimentos impulsivos
  • Ficar constantemente se levantando e sentando na sala de aula
  • Ficar andando em lugares e momentos impróprios (na sala de aula, durante as refeições, etc.)
  • Gostar de se pendurar de cabeça para baixo
  • Bater a cabeça
  • Gostar dos equipamentos móveis do parque infantil
  • Inclinar a cadeira para trás quando sentada em uma mesa
  • Gostar de movimentos de rotação (dificilmente  fica tonto)
  • Ficar balançando para frente e para trás quando sentada
  • Postura ruim
  • Coordenação ruim
  • Planejamento motor pobre
  • Quedas frequentes
  • Desajeitada
  • Equilíbrio ruim
  • Necessidade de estar em constante movimento
  • Preferência por lugares altos

Para os Pais – Observação importante:

  1. O objetivo desta lista de sinais de transtorno de processamento sensorial é ajudar os pais e profissionais, que interagem com crianças, a se informar sobre sinais específicos de disfunção de processamento sensorial.
  2. Uma lista de sinais não deve ser usada como critério diagnóstico absoluto para rotular crianças com transtorno de processamento sensorial. É simplesmente um recurso a ser usado como ponto de partida para identificar sintomas de possíveis problemas e para pesquisar mais.
  3. Havendo dúvidas sobre as respostas sensoriais de seu filho(a) use estas listas de sinais de disfunções sensoriais como ponto de partida e entre em contato com um pediatra e um terapeuta ocupacional pediátrico.

Veja no artigo seguinte

Sinais de Transtorno do Processamento Sensorial – Parte 4 – SISTEMA VISUAL


Baseado no artigo “Sensory Processing Disorder Checklist” publicado em THE OT TOOLBOX. Original disponível clicando aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


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