SINAIS DE TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO SENSORIAL (TPS) – Parte 2 – SISTEMA PROPRIOCEPTIVO

Sinais de disfunções do SISTEMA PROPRIOCEPTIVO

Sistema Proprioceptivo é o sistema sensorial que permite ao indivíduo perceber a localização, posição e orientação do corpo no espaço, reconhecer a força exercida pelos músculos e tendões, além do movimento das articulações, sem o uso da visão. Importante para a manutenção do equilíbrio e a realização de diversas atividades da vida diária.

Esse sistema sensorial permite que o corpo reaja automaticamente às mudanças de força e pressão, aos movimentos do corpo e à manipulação de objetos. Relacionado ao sistema proprioceptivo está a praxia ou planejamento motor. Os indivíduos são capazes de planejar e executar tarefas motoras a partir de informações do sistema proprioceptivo. A praxis nos permite utilizar a entrada sensorial dos sentidos e coordenar as informações para nos movermos adequadamente.

Lista de sinais

Hiper-responsividade

A hiper-responsividade do sentido proprioceptivo pode se apresentar em uma criança com uma reação exagerada à sensação proprioceptiva. Esse pode incluir insegurança postural.

Na criança hiper-responsiva, essa reação pode se manifestar como:

  • Usa muito pouca pressão ao escrever ou colorir
  • Prefere alimentos macios ou amassados (purê)
  • Parece apático, desinteressado
  • Esbarra em pessoas ou objetos
  • Má postura; pode cair do assento
  • Caligrafia ruim
  • Dificuldade de sentar-se ereto ao escrever ou fazer um trabalho de mesa
  • Apoia a cabeça sobre os braços enquanto trabalha
  • Pouca consciência da posição no espaço
  • Frequentes quedas
  • Desajeitado
  • Equilíbrio pobre
  • Pouco foco, atenção
  • Planejamento motor pobre
  • Usa força excessiva nas tarefas
  • Dificuldade com fechos de roupas (não consegue controlar a força para fechar botões, zíperes e cintos ou botões de pressão)

Hipo-responsividade

A hiporresponsividade do sentido proprioceptivo pode se apresentar em uma criança como uma reação fraca à sensação proprioceptiva.

Na criança hipo-responsiva, essa reação pode se manifestar como:

  • Usa pressão excessiva ao escrever ou colorir
  • Constantemente à procura de informações sensoriais
  • Não consegue dormir sem ser abraçado
  • Esbarra em pessoas ou objetos
  • Parece agressivo
  • Range os dentes
  • Anda na ponta dos pés
  • Mastiga lápis, gola e manga da camisa, brinquedos, etc.
  • Prefere alimentos crocantes ou mastigáveis
  • Vive estalando os dedos
  • Frequentemente quebra lápis ou giz de cera ao escrever ou colorir
  • Belisca, morde, chuta ou dá cabeçadas nos outros
  • Dificuldade com habilidades motoras finas
  • Caligrafia ruim
  • Pouca consciência da posição no espaço
  • Pisa forte, batendo os pés no chão, ao caminhar
  • Chuta sua cadeira ou a cadeira de colegas próximos na sala de aula
  • Frequentes quedas
  • Desajeitado
  • Equilíbrio pobre
  • Constantemente em movimento e inquieto
  • Pouca atenção
  • Usa força excessiva
  • Machuca-se frequentemente
  • Procura jogos de luta livre

Veja no artigo seguinte

Sinais de Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) – Parte 3: SISTEMA VESTIBULAR


Baseado no artigo “Sensory Processing Disorder Checklist” publicado em THE OT TOOLBOX. Original disponível clicando aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


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