COMO FUNCIONA O SISTEMA VESTIBULAR

O que é? Como funciona?

O sistema vestibular é o nosso sentido do movimento.

Os órgãos que controlam o sistema vestibular estão localizados no ouvido interno e incluem o nervo vestibular e os canais semicirculares.

O diagrama do ouvido na figura abaixo mostra como o sistema vestibular funciona.

Anatomia do Ouvido Humano

Os canais semicirculares, três minúsculos tubos cheios de líquido localizados no ouvido interno é que fazem parte do sistema vestibular. Seu trabalho é ajudar a manter o equilíbrio.

Quando se move a cabeça o fluido dentro dos tubos, se move sobre os minúsculas cerdas dentro dos canais . Isso cria mensagens nervosas enviadas ao seu cérebro, permitindo que ele saiba o que é preciso fazer para se manter equilibrado.

O nervo vestibular transmite informações sensoriais ao cérebro com base na posição da cabeça em relação ao corpo. Desempenha um papel no equilíbrio e no planejamento motor.

Na base dos canais semicirculares existem o sáculo e o utrículo, ambos leitos de células sensoriais que detectam o movimento linear. O utrículo detecta movimentos horizontais e o sáculo detecta movimentos verticais.

O sistema vestibular é bastante complexo, e isso é apenas o básico. Essas partes do ouvido interno trabalham em conjunto para manter uma pessoa em equilíbrio, com coordenação e consciente dos movimentos do corpo.

O sistema vestibular trabalha muito próximo do sistema proprioceptivo   para controlar os movimentos.

30 Sinais de Disfunção no Processamento Sensorial Relacionado ao Sistema Vestibular

Sinais de alerta de que algo está errado com o sistema vestibular são muitas vezes confundidos com problemas comportamentais semelhantes ao sistema proprioceptivo.

Pode levar a dificuldades acadêmicas, problemas de desenvolvimento muscular e de atenção.

Além disso, pode ser a razão pela qual uma criança sente necessidade de se mover constantemente para estimular esse sistema.

Entretanto, para algumas crianças, o movimento pode causar ansiedade e náusea.

30 comportamentos que podem ser sinais indicativos de problemas de processamento sensorial no sistema vestibular da criança

Discriminação Sensorial ou Problemas de Percepção

Problemas de discriminação e percepção ocorrem quando o cérebro está tendo dificuldade para interpretar e dar significado à entrada sensorial.

  • Baixo equilíbrio
  • Parece facilmente desorientada
  • Dificuldade em perceber o movimento. Por exemplo, não consegue dizer em que direção está caindo (não coloca os braços na direção correta para se segurar) – ou pode não sentir que eles estão começando a cair.
  • Postura estranha
  • É desajeitada. Por exemplo, frequentemente, mas não intencionalmente, esbarra em objetos e pessoas

Problemas de modulação

Ocorre quando o cérebro responde demais (hiper-responsivo) ou de menos (hipo-responsivo) à entrada sensorial.

Hiper-responsivo (defensividade/evitação vestibular)

  • Medo de escorregadores, balanços, carrosséis, etc.
  • Não gosta ou evita elevadores e escadas rolantes
  • Sedentarismo – evita atividades que envolvam muito movimento
  • Tem receio de cair mesmo quando não há risco de queda.
  • Tem medo de usar as escadas ou andar em superfícies irregulares
  • Não gosta de pular ou de qualquer atividade em que os pés saem do chão
  • Assusta-se quando alguém se move inesperadamente (como empurrar a cadeira para mais perto da mesa)

Hipo-responsivo (busca de entrada vestibular)

  • Está em constante movimento
  • Não consegue ficar parada. Por exemplo, mesmo quando estão interessados em um programa de TV, parece que ainda não consegue ficar quieta. Em vez disso, precisa estar se movendo, de cabeça para baixo, saltando, jogando almofadas, etc.
  • Adora girar, parece nunca ficar tonta
  • Anseia por experiências intensas de movimento. Por exemplo, adora passear em um parque de diversões ou girar em uma cadeira de escritório
  • Adora balançar, escorregar, pendurar-se de cabeça para baixo, etc.

Questões de Práxis

As questões da práxis estão relacionadas ao planejamento e execução de movimentos motores que o corpo não fazia antes. Portanto, os problemas de Práxis relacionados ao sistema vestibular envolvem questões de equilíbrio e planejamento motor.

  • Tem dificuldade com atividades atléticas, andar de bicicleta, escalar
  • Precisa de tempo extra para planejar movimentos motores
  • Baixo desempenho em aulas de educação física
  • Pode levar mais tempo para aprender mesmo movimentos motores simples. Por exemplo, acenar.
  • Atraso nos nos marcos de desenvolvimento relacionados ao movimento, como engatinhar, andar, ficar em pé, etc.

Questões de Coordenação Bilateral Vestibular

Estas são questões relacionadas com a coordenação de ambos os lados do corpo.

Os sinais podem incluir coisas como:

  • Problemas para estabilizar um pedaço de papel com uma mão enquanto escreve com a outra
  • Incapaz de pedalar uma bicicleta – não consegue coordenar o movimento do pé esquerdo e do pé direito nos pedais
  • Problemas ao executar polichinelos, pular corda, pegar uma bola com as duas mãos
  • Dificuldade com movimentos alternados, como marchar, nadar, bater um tambor
  • Tenta fazer apenas com uma mão uma atividade que requer duas mãos.

O que causa tontura?

Como explicado anteriormente, os canais semicirculares são cheios de fluido e enviam sinais para o cérebro com base na posição da cabeça para ajudar o corpo a manter o equilíbrio. Quando se está girando, esse fluido está se movendo em rotação. Quando o movimento cessa, o fluido dos canais semicirculares continua se movendo (como um redemoinho dentro de uma garrafa de água). Demora algum tempo para o fluido se estabilizar. Então, enquanto ele ainda está se movendo, sinais estão sendo enviados ao cérebro como se a pessoa ainda estivesse girando; isto que faz com que a pessoa sinta tontura e tenha problemas de equilíbrio.


Extraído e adaptado do artigo “How Does the Vestibular System Work?” por Nicole Day

publicado em HE’S-EXTRAORDINARY.

Veja artigo original. Clique aqui.


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Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


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