5 RAZÕES PARA PRIORIZAR O SONO
Para você, mãe de autista
Nesta semana que antecede o DIA DAS MÃES vamos falar sobre a importância das MÃES DE AUTISTAS darem mais importância ao seu descanso, ao seu sono.
Mãe de criança com transtorno do espectro autista (TEA) raramente recebe elogios, muitas vezes é subestimada, vive sobrecarregada e, quase sempre sem exceção, está com o sono atrasado.
Nem é preciso dizer que cuidar de uma criança com TEA requer altos níveis de vigilância, engenhosidade e paciência. Esta tarefa requer muita energia em todas as horas de cada dia.
Talvez o fator mais importante para se manter em forma seja a qualidade e a quantidade do seu sono. O fato de que quase 80 por cento das crianças com autismo têm problemas para dormir, combinado com as preocupações inerentes à administração de uma família/casa, como pagar as contas, construir uma carreira e outras obrigações domésticas, fazem com que, inevitavelmente, o sono seja negligenciado.
“Dormir é uma necessidade, não um luxo.”
Nas palavras do Dr. James B. Maas, “Dormir é a coisa mais importante que você pode e deve fazer para manter seu cérebro e corpo com saúde e preparados para um bom desempenho.
Para poder oferecer a seus filhos boas condições para se desenvolver e viver feliz, e ao mesmo tempo, poder dar a você, enquanto mãe, momentos de trégua, regulação emocional e acuidade mental, é essencial que o sono seja tratado como um ponto focal de sua rotina.
O que acontece com seu cérebro enquanto você dorme
Durante as horas de vigília, nossos cérebros são inundados de estímulos dos mais variados. Toda esta informação é coletada como memória de curto prazo no hipocampo, uma área no centro do seu cérebro, onde são armazenados em redes neurais temporárias, por aproximadamente 24 horas.
Durante o sono REM (Movimentos Oculares Rápidos), ocorrem atividades cerebrais importantes para a memória e o aprendizado; a memória de curto prazo é traduzida em redes neurais de longo prazo no córtex cerebral, a camada mais externa de seu cérebro, que é responsável pela retenção e recuperação da memória. Assim você se lembrará de onde você coloca as chaves do carro assim como para consolidar histórias em seus arquivos de longo prazo. É preciso um mínimo de sete horas de sono para a transferência e retenção de sua memória de curto para longo prazo.
Menos raiva, menos ansiedade
A privação de um bom sono impacta dramaticamente a forma como processamos e regulamos nossas emoções. O lobo pré-frontal do cérebro é responsável por regular as emoções, que resultam da atividade da amígdala (centro da raiva e do medo). Em um cérebro privado de sono, há uma desconexão entre a amígdala e o córtex pré-frontal, e então, raiva, frustração, ressentimento e nojo não conseguem ser controlados por julgamento. Da próxima vez em que você se sentir especialmente ansiosa, frustrada ou com raiva, pergunte-se: “Será que eu dormi o bastante?”
Dormir bem é a escolha certa
Em situações normais, já é difícil manter uma casa, manter cada membro da família em boas condições; acrescente-se a isso alguns descuidos com a sua própria saúde, e a coisa toda vai desmoronar.
Há estudos que mostram que pessoas que dormem menos de 7 horas por noite são quatro vezes mais propensas a pegar um resfriado. Então, se reduzir seu sono noturno para cinco horas ou menos, sua probabilidade de infecção viral aumenta ainda mais.
E, a longo prazo a privação do sono, também aumenta o risco de obesidade, derrame, doença cardíaca, hipertensão, diabetes tipo 2, doença mental e até câncer.
Você a mil
Concluir uma tarefa requer a coordenação de múltiplas regiões cerebrais do córtex, que planeja, raciocina e racionaliza. As reações que alimentam os neurônios nestes processos produzem toxinas e resíduos metabólicos, que se acumulam e, eventualmente, inibem a função cerebral. A maioria dos nossos tecidos depende da cooperação do sistema cardiovascular e linfático para remover resíduos, e além disso, o cérebro conta com um mecanismo exclusivo de remoção de resíduos, que é acionado enquanto você dorme. Um sono, com qualidade e quantidade, melhora memória, julgamento, criatividade, concentração, pensamento crítico e acuidade mental, durante o período de vigília.
Faça um compromisso por você e pela família
Além disso, é bom lembrar que, associado a uma dieta alimentar saudável e exercícios regulares, o sono é o mais importante preditor de longevidade.
E você, sendo a espinha dorsal de sua casa, deve isso a si mesmo e à sua família, priorizando o compromisso de buscar o sono que seu corpo e mente requerem.
Original publicado em AUTISM PARENTING MAGAZINE.
Margaret Liederbach é diretora de pesquisa na Sleep for Success e tem experiência trabalhando em terapia comportamental.Margaret e Dr. James B. Maas são coautores do livro “Sono Simplificado: Otimize seu Bem-Estar e Desempenho.
POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
Se gostou. CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.