Comportamentos
Gritos
Gritos podem ser sinais de desregulação porque a criança está tentando abafar outros estímulos sensoriais. Seu cérebro ficou sobrecarregado com todas as informações recebidas do ambiente e os gritos são uma maneira de superar os estímulos fazendo mais barulho.
Agressões
Quando a criança está regulada ela é calma, brincalhona e aberta ao aprendizado e a novas experiências e, também, consegue lidar com as transições. Quando desregulada, seu corpo pode facilmente entrar no modo “fugir/lutar”, que é quando ocorrem agressões. Uma outra criança pode simplesmente estar muito próxima, e ela puxa ou empurra a outra. Quando o modo “fugir/lutar” está ligado, o fluxo sanguíneo no lobo frontal diminui limitando sua capacidade de tomar decisões racionais.
Dificuldades de sono
Se a criança está desregulada e é hora de dormir, você, pai ou mãe, pode estar competindo com as substâncias químicas do cérebro que dificultam a criança a cair no sono. Em lugar de forçar a criança a dormir, desenvolva atividades de relaxamento do corpo e da mente. Isto ajudará o cérebro e o corpo a comunicar que é hora de dormir.
Dificuldade de se manter sentada
Quando uma criança luta para processar todas as informações recebidas do ambiente, ela pode ser levada a elevar seu nível de alerta aumentando a quantidade de substâncias químicas cerebrais que percorrem o corpo. Para ajudar o processamento das informações e equilibrar o efeito das substâncias químicas cerebrais ela pode balançar o corpo ou se movimentar excessivamente.
Briga na hora das refeições
Quando o cérebro fica sobrecarregado de estímulos e está tentando regular e fazer o processamento sensorial e das informações emocionais, podem ocorrer reações como recusa de alimentos ou compulsão alimentar. Isto acontece por causa do desequilíbrio de substâncias químicas cerebrais e hormônios no corpo. Usar atividades de regulação antes das refeições pode ajudar a criança a se relaxar e ser regulada na hora de comer.
Como ajudar?
- Pratique atividades de regulação diariamente
- Estimule o desenvolvimento emocional
- Ofereça uma presença calma e segura
- Preste atenção aos sinais de desregulação e apoie a criança antes que ocorra um colapso nervoso
- Implante limites consistentes e um ambiente de apoio
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Tradução da publicação “BAD BEHAVIORS” em @Movement Matters.
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Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
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