ESTRATÉGIAS PARA AJUDAR CRIANÇAS AUTISTAS COM RIGIDEZ DE COMPORTAMENTO

09 Estratégias para ajudar crianças autistas a reduzirem comportamentos rígidos

Veja como você pode ajudar seu filho a reduzir a rigidez cognitiva e melhora as habilidades de pensamento flexível.

1. Explique detalhadamente

Em primeiro lugar, é importante estar ciente de que comportamentos rígidos geralmente são resultado de seu filho não entender o mundo ao seu redor – especialmente as normas sociais e as intenções e perspectivas de outras pessoas

Explique sobre o que está acontecendo, situações, expectativas ou ações de outras pessoas para ajudar seu filho a entender. Seja claro e detalhado, para que não haja espaço para confusão ou dúvida.

Por exemplo, seu filho percebe que o professor chamou atenção do colega por chegar atrasado um dia. No entanto, em outro dia, uma aluna diferente chega atrasada à aula e o professor não se importou (pois já tinha sido informado de que a aluna tinha um compromisso naquela manhã).

Seu filho pode não entender por que, ou até ficar muito chateado, que houve dois resultados diferentes para os alunos que quebram a mesma “regra”.

Você precisaria explicar explicitamente ao seu filho que às vezes há motivos razoáveis para chegar atrasado à aula, como um compromisso, e nessas circunstâncias, você deve informar o professor e então está tudo bem.

2. Use um calendário

Compre um calendário que tenha espaço suficiente em cada bloco para escrever o que acontecerá naquele dia. Percorra e anote os aniversários dos membros da família, feriados, dias em que não há aula, compromissos, etc.

Ensine seu filho a verificar o calendário todas as manhãs para ver se há algo diferente acontecendo. Se eles fizerem perguntas sobre quando os eventos estão chegando, encaminhe-os para o calendário para verificar.

Isso ajuda a prepará-los para a mudança, enquanto o calendário mostra de forma muito concreta quando os eventos estarão acontecendo. Esse tipo de informação concreta costuma ser útil para aliviar a ansiedade que envolve eventos inesperados.

3. Crie um Quadro de Mudanças

Algumas situações e mudanças não podem ser previstas e registradas num calendário. Nestas circunstâncias, você pode usar um “quadro de mudança”.

Compre um quadro magnético para pendurar na geladeira. Registre qualquer coisa acontecendo naquele dia que esteja fora da rotina regular de seu filho.

Ensine seu filho a verificar o quadro de mudança todos os dias junto com o calendário. Deixe o quadro em branco, a menos que haja uma mudança na rotina.

Isso é útil para situações como cancelamentos escolares, chegada de visitantes, idas a compras no supermercado, etc.

4. Incentive o pensamento flexível com jogos

Experimente algumas das seguintes ideias de jogos para promover a flexibilidade cognitiva.

> O que é isso?

Pegue um objeto comum e veja com seu filho quantas coisas diferentes podem fazer de conta que é. Por exemplo, um funil – você pode fingir que é um chapéu de festa, um trompete, um chifre de unicórnio, uma casquinha de sorvete, etc.

> Crie novas regras para jogos

Como as crianças com pensamento rígido têm dificuldade em ver que há mais de uma maneira de fazer as coisas, você pode ajudá-las a se sentirem mais à vontade com esse conceito mudando as regras de um jogo. Por exemplo, monte um jogo de cobras e escadas, mas em vez de subirem as escadas e descer as cobras, jogue na direção oposta, subindo as cobras e descendo as escadas.

> Jogos de correspondência com diferentes regras de correspondência

Use jogos de correspondência e classificação para ajudar seu filho a entender que as coisas podem se encaixar categoricamente em mais de um grupo. Isso pode ajudá-los a usar diferentes perspectivas para analisar situações semelhantes.

Por exemplo, primeiro peça ao seu filho que classifique os itens com base na cor, depois faça com que eles os reagrupe e  classifique pela forma.

> “Arrume a mochila”

Dê cenários hipotéticos e peça para seu filho “arrumar a mochila” para a ocasião. Por exemplo, faça com que ele prepare a mochila para ir à praia – vai precisar de toalha, protetor solar, chapéu e calção de banho.

Então faça com que eles façam as malas para ir jogar futebol. Agora a mochila deve ficar bem diferente – ele precisa garrafa de água, tênis ou chuteiras, caneleira, etc.

5. Tente fazer as tarefas diárias de forma diferente

Se seu filho prefere fazer as coisas do dia a dia na mesma ordem e da mesma maneira, tente introduzir pequenas mudanças para ajudá-lo a se adaptar a diferentes opções.

Você pode fazer com que seu filho “escolha” uma maneira de mudar suas tarefas diárias. Tente transformá-las em um jogo ou desafio. Isso ajudará seu filho a sentir que ainda tem algum controle.

Se necessário, você pode usar reforços para incentivar seu filho a experimentar essas novas mudanças. Introduza as mudanças lentamente e deixe que seu filho faça escolhas – isso o ajudará a se sentir mais no controle e o ajudará com a ansiedade. Por exemplo, se todas as noites antes de dormir seu filho escova os dentes e depois coloca o pijama, peça para inverter a ordem – coloque primeiro o pijama e depois escove os dentes.

Se você estiver indo a compras e ele tiver idade suficiente, peça que ajude a escolher uma rota diferente para ir ao supermercado.

6. Faça um “brainstorming” (reuniões para discutir alternativas) juntos

Uma técnica para resolver um problema é o “brainstorming”. Tentar pensar em pelo menos duas soluções possíveis para resolvê-lo. Se seu filho tem um pensamento rígido, essa tarefa pode ser difícil.

Trabalhem juntos no “brainstorming” para ajudá-lo a pensar em diferentes opções e melhorar as habilidades de resolução de problemas. Comece com situações fáceis e avance gradualmente para problemas mais desafiadores, ou mesmo problemas reais que seu filho esteja enfrentando no momento.

Por exemplo, você pode fazer um “brainstorming“ sobre “o que vamos almoçar?” e faça com que seu filho pense em possíveis alimentos, como sopa, sanduíche de queijo, macarrão, arroz, etc.

Então, crie uma situação mais desafiadora, “O que você pode fazer se uma pessoa estiver incomodando” e ajude seu filho a pensar em soluções, como: ir embora, pedir-lhe para parar ou chamar um adulto.

Aqui está o quadro do brainstorming para aumentar a flexibilidade cognitiva:

7. Antecipar situações

Antecipar situações é uma maneira de preparar seu filho com antecedência para o que esperar e também para possíveis cenários e o que ele pode fazer.

Antes de passeios e eventos, fale sobre o que esperar, o que pode acontecer, o que pode ser difícil para as crianças e o que elas podem fazer quando ficarem com dificuldades.

Não é perfeito porque você não consegue prever todos os cenários e resultados possíveis. Mas pode prepará-lo para situações prováveis.

Por exemplo, antes de uma comemoração na escola, pode-se falar sobre coisas como:

  • Estará lotado e barulhento
  • Podem tocar uma música que você não gosta
  • Alguém pode esbarrar em você
  • Pode haver fila na cantina
  • Você pode tentar falar com alguém e não ser ouvido por causa do som alto
  • Você pode não conseguir me ver em alguns momentos, mas eu estarei lá o tempo todo
  • Pode fazer calor no ginásio

Então converse sobre o que se pode fazer nessas situações: fazer coisas como sair para uma pausa; definir um “lugar” do lado de fora para os intervalos onde se possa ir sem pedir permissão e poderem se encontrar.

Também converse sobre como chamar a atenção de alguém se não ouvir você, a quem pedir ajuda, se necessário, locais de bebedouros, banheiros, etc.

Esta discussão antecipada ajudará a criança a se preparar para várias possibilidades, e não ficar presa a um resultado esperado.

8. Garanta segurança

É preciso lembrar que crianças com autismo, quando as coisas mudam inesperadamente, podem ficar com muitas dúvidas.

Elas podem sentir que não têm controle das coisas e ficarem preocupadas com a segurança.

Durante colapsos e momentos de estresse, as regiões instintivas do cérebro assumem o controle e as crianças autistas podem entrar no “modo de sobrevivência”, pois há uma ameaça percebida.

Assegure ao seu filho que ele está seguro, que você está ali e que o ajudará a passar por isso. Conforte-os em momentos de angústia que possam ocorrer com mudanças inesperadas.

9. Elogie-o quando mostrar flexibilidade

Lembre-se de elogiar sempre que vir seu filho mostrando um comportamento flexível.

Aponte o que ele fez e reconheça o quão desafiador isso provavelmente foi para ele, e deixe-o saber que você está orgulhoso dele. É importante aumentar a confiança do seu filho e ele se tornará mais resiliente em situações estressantes


Para saber mais sobre RIGIDEZ DE COMPORTAMENTO, veja artigo anterior: COMPORTAMENTOS RESTRITIVOS E REPETITIVOS EM AUTISMO


Extraído e traduzido do artigo: 9 Ways to Improve Cognitive Flexibility And Reduce Rigid Behavior, publicado por Nicole Day em He’s Extraordinary. Para ler o artigo original clique aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo, síndrome de down e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos sobre autismo e síndrome de down, aqui publicados, contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo e à síndrome de down.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


Se gostou, CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.

Posted in Autismo, Autista, Crianças, Desenvolvimento Infantil, Integração Sensorial, Pais e Mães, Terapia Ocupacional, Transtorno do Espectro Autista and tagged , , , , , , , , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *