28 SINAIS DE DISFUNÇÃO DO SISTEMA TÁTIL

Como funciona o sistema tátil?

Existem em nossa pele seis tipos diferentes de receptores que nos permitem sentir e perceber o toque. Esses receptores são as principais células sensoriais do sistema tátil.

Uma sensação ocorre quando os impulsos neurais desses receptores atingem o córtex cerebral. O córtex cerebral interpreta as sensações e envia um sinal de volta aos receptores, esta é a percepção da sensação – o que sentimos.

Tipos de receptores táteis

Em primeiro lugar, a pele é composta por camadas.

A epiderme é a camada externa da pele. Faz uma barreira protetora para a derme. A derme é uma espessa camada de tecido abaixo da epiderme que forma a “pele verdadeira”. Ela contém sangue, vasos capilares, nervos, glândulas sudoríparas e folículos pilosos. É também onde estão localizados todos os diferentes receptores táteis.

Como se pode ver no diagrama abaixo, todo o receptor tátil está ligado à célula nervosa. Na verdade, esses receptores são tipos especializados de terminações nervosas.

Quadro ilustrativo:  Extraído de “How Does The Tactile System Work?” publicado por Raising an Extraordinary Person (https://hes-extraordinary.com/the-tactile-system)

  1. Corpúsculos de Meissner – Esses receptores sensoriais estão localizados mais próximos da superfície da pele. Quando esses corpúsculos são deformados pela pressão, eles enviam sinais neurais para o cérebro. Esses receptores percebem toques, pressão e vibrações .
  2. Discos de Merkel – Esses receptores são terminações nervosas localizadas na parte inferior da epiderme e nos folículos pilosos. Enviam sinais ao cérebro que decodificam as características dos objetos tocados, como sua textura e temperatura. São extremamente sensíveis à dor.
  3. Terminações de Ruffini – Esses receptores percebem qualquer tipo de estiramento da pele. Também detectam temperatura e pressão.
  4. Corpúsculos de Pacini – Detectam sensações de pressão profunda. Esses receptores desempenham um grande papel na propriocepção.
  5. Bulbos terminais de Krause – Estes são sensíveis ao frio. Na verdade, eles só são ativados ao tocar em algo com temperatura abaixo de 20 graus.
  6. Terminações não especíalizadas – (Não ilustrado) são terminações de células nervosas não especializadas. Elas respondem a todos os estímulos – pressão, temperatura, dor, textura, etc.

Quando o sistema tátil de uma criança está funcionando bem, ela pode filtrar a entrada tátil irrelevante e responder adequadamente às sensações de toque.

28 Sinais de disfunção do Processamento Sensorial

Problemas de Discriminação e Percepção Sensorial

Problemas de discriminação e percepção ocorrem quando o cérebro está com dificuldade de interpretar e dar significado à entrada sensorial.

Crianças com este perfil

  • São desajeitadas, especialmente com a mãos
  • Agarram as coisas com muita força ou com força insuficiente. Por exemplo, ao segurar o lápis, escrevem muito escuro na página, ou tão claro que é quase ilegível.
  • São Incapazes de identificar um objeto comum apenas pelo toque.
  • Se alguém ou alguma coisa as tocam, elas podem sentir, mas não conseguem identificar qual parte de seu corpo está sendo tocada.
  • São incapazes de diferenciar um toque leve e uma pressão profunda..
  • Têm habilidades motoras finas deficientes.
  • Tem o armário bagunçado com peças de roupa sempre fora do lugar. Também, não vão notar quando suas calças estão torcidas, a camisa está meio desabotoada, os sapatos estão desamarrados, uma perna da calça está para cima e outra para baixo, etc.

Problemas de modulação

Problemas de modulação ocorrem quando o cérebro responde demais ou de menos à entrada sensorial

Como diferentes receptores detectam e percebem diferentes tipos de toque – há crianças pouco responsivas (hipo-responsivas) a certos tipos de toque ou excessivamente responsivas (hiper-responsivas) a outros.

Crianças hiper-responsivas (têm defensividade tátil / evitam estímulos táteis)

  • Têm aversão a aglomerações de pessoas (multidão).
  • Não gostam de escovar, lavar, secar e cortar o cabelo
  • São extremamente sensíveis a cócegas 
  • Andam na ponta dos pés
  • Recusam-se a andar descalço
  • Respondem com intensidade emocional exagerada a toques leves. Por exemplo, agem como se um tapinha suave nas costas fosse algo doloroso.
  • Evitam decisivamente certas sensações – como colocar os pés na areia ou tocar em tintas (pintura) com os dedos.
  • Ficam incomodadas pela sensação de etiquetas ou costuras em roupas. Podem até mesmo se recusar a usar certas peças de vestuário dependendo do tipo do tecido.
  • Apresentam seletividade alimentar. .
  • Não gostam de brincadeiras que sujam – areia, lama, espuma, etc.
  • Ficam angustiadas ao cortar as unhas.
  • Mostram resistência a escovar os dentes.
  • Acham o clima frio ou quente extremamente desconfortável.

Crianças hipo-responsivas (buscam estímulos táteis)

  • Precisam constantemente tocar em tudo, como se não pudessem resistir.
  • Gostam de sabores fortes – salgados, doces, azedos, etc.
  • Têm alta tolerância à dor; não percebem quando se machucam.
  • Bruto com os outros, podendo até machucá-los sem querer. Pode-se dizer que “não têm consciência de sua própria força”.
  • Não percebem quando tocados levemente por outros.
  • Não percebem quando o rosto está sujo ou o nariz está escorrendo.
  • Podem apresentar comportamento autolesivo, como morder e beliscar a si mesmos, bater a cabeça, etc.
  • Podem não notar ou parecer não afetado pelas variações de temperatura. Por exemplo, podem sair no frio, sem casaco, e não reclamar. Da mesma forma, pode usar camisas de mangas compridas no verão e não protestar do calor.

Artigo extraído do original publicado por RAISING AN EXTRAORDINARY PERSON

Raising an Extraordinary Person oferece recursos para aprendizado socio-emocional, ferramentas educacionais e de comportamento positivo para apoio de pais, educadores e profissionais da saúde.

Artigo: “How does tactile system works?” Clique aqui:


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos de autismo aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA) é Especialista em Saúde Mental. Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR, Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC, Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC, Formação em Integração Sensorial -LUDENS- Campinas/SP, Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC

Tradução e adaptação: Equipe SevenSenses


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