SÍNDROME DE DOWN: MITOS E FATOS

SÍNDROME DE DOWN: MITOS E FATOS.

Durante anos, a Síndrome de Down foi vista como uma condição incapacitante, em que as crianças desenvolviam poucas habilidades e as comorbidades decorrentes da alteração genética dificultavam o dia a dia. Hoje, com o avanço científico e novas formas de abordagem, as pessoas com Síndrome de Down e os responsáveis enxergam oportunidades de estudar, trabalhar e conviver socialmente.

Continue lendo

COMO AS TRANSIÇÕES DE ATIVIDADES / AMBIENTES ESTRESSAM CRIANÇAS COM AUTISMO?

A importância das transições no dia a dia

Transições de uma atividade para outra, ou de um lugar para outro, são parte integrante de nossas vidas diárias. Ser capaz fazer a transição do acordar para tomar café da manhã e depois se dirigir para a escola ou trabalho nos permite participar da comunidade em geral. A transição é uma atividade que ocorre perfeitamente para a maioria das pessoas, e pode ocupar uma parte significativa do um dia, dependendo dos compromissos.

Continue lendo

IRRITAÇÃO E AGRESSIVIDADE EM AUTISMO

Entendendo Crianças Irritadas

Uma das razões mais comuns pelas quais os pais trazem seus filhos para terapia é a preocupação com a frequente irritação da criança. Esta situação pode perturbar a família e deixar os pais se perguntando o que fazer. Embora existam muitas causas para a irritação, existem algumas estratégias que podem ajudar os pais a entender melhor o significado do comportamento da criança e quando procurar ajuda profissional.

Continue lendo

PAIS PERMISSIVOS, AUTORITÁRIOS OU PARTICIPATIVOS? QUAL É O SEU ESTILO?

Como o estilo de parentalidade impacta o desenvolvimento e o sucesso na vida dos filhos.

De acordo com os estudiosos da parentalidade, existem vários estilos diferentes. Há os permissivos, pais que permitem tudo, não estabelecem regras, embora carinhosos; há, no outro extremo, os autoritários, que enchem as crianças de regras e punições; há também os negligentes ou ausentes. De acordo com estudos sobre as teorias dos estilos parentais (BAUMRIND, D. 1967) desenvolvidos no final da década de 1960, coordenados pela pesquisadora e psicóloga Dra. Diana Baumrind, os três estilos parentais (permissivo, autoritário e negligente) citados acima trazem graves consequências ao desenvolvimento emocional do ser humano.

Continue lendo