A CRIANÇA AUTISTA CONSEGUE BRINCAR DE FAZ DE CONTA?

Crianças com autismo conseguem brincar de faz de conta?

Embora as crianças com autismo enfrentem dificuldades em gerar a ações de faz de conta espontaneamente, durante o jogo, elas têm a habilidade e capacidade de participar e entender o jogo, quando há instruções para fazer de conta.

O que é brincar de faz de conta

O jogo do faz de conta acontece quando as crianças se propõem a fingir e imaginar situações durante a jogo. Por exemplo, falando com bonecas, fazendo reuniões de chá de mentirinha, alimentando ursinhos de pelúcia, usando uma banana como telefone e se vestindo de pirata e fingir que uma caixa é o navio. Essa forma de brincar começa a surgir por volta dos 12 a 18 meses de idade e, aos 3 anos de idade, as crianças com desenvolvimento típico participam de forma independente e espontânea em jogos de faz de conta.

Continue lendo

POR QUE A CRIANÇA AUTISTA FICA BATENDO A CABEÇA?

Por que crianças com autismo ficam batendo a cabeça?

Para crianças com autismo, bater a cabeça na parede ou no chão é uma maneira de se acalmar e tentar comunicar algum desconforto ou ansiedade. Bebês e crianças pequenas têm essas reações também quando querem sentir o mesmo que sentiam no útero da mãe. Diversos outros hábitos que indicam esse desejo incluem rodar a cabeça, balançar o corpo, morder e chupar o dedo.

Esses comportamentos geralmente estão associados a:

Continue lendo

ESTRATÉGIAS PARA AJUDAR CRIANÇAS AUTISTAS COM RIGIDEZ DE COMPORTAMENTO

09 Estratégias para ajudar crianças autistas a reduzirem comportamentos rígidos

Veja como você pode ajudar seu filho a reduzir a rigidez cognitiva e melhora as habilidades de pensamento flexível.

1. Explique detalhadamente

Em primeiro lugar, é importante estar ciente de que comportamentos rígidos geralmente são resultado de seu filho não entender o mundo ao seu redor – especialmente as normas sociais e as intenções e perspectivas de outras pessoas

Continue lendo

COMPORTAMENTOS RESTRITIVOS E REPETITIVOS EM AUTISMO

O que são comportamentos restritivos e repetitivos?

Uma das características marcantes do transtorno do espectro do autismo é a presença de comportamentos restritivos e repetitivos (RRB – sigla em inglês de “Restrictive and Repetitive Behaviors”). Crianças com RRB podem insistir na mesmice, como querer fazer o mesmo caminho para a escola todos os dias ou exigir que as atividades sejam concluídas, todas as vezes, exatamente na mesma ordem e do mesmo jeito.

Geralmente é detectado na primeira infância. RRBs são padrões comportamentais caracterizados por repetição, inflexibilidade cognitiva, rigidez de comportamento, inadequação e falta de propósito específico.

Continue lendo