Sistema Motor Oral e Sistema Gustativo
O sistema gustativo é mais conhecido como nosso sentido do paladar, funciona muito de perto com o sistema olfativo (cheiro). Além disso o que também é muito importante para crianças com autismo e as funções de processamento sensorial é o sistema motor oral.
O sistema motor oral não é propriamente um sentido. Na verdade, é a maneira como os sentidos estão interconectados e trabalham juntos dentro da boca. Este sistema permite não apenas saborear, mas também mastigar, deglutir e comunicar.
É também o sistema que diz ao cérebro se algo está quente ou frio, mastigável ou pastoso, etc.
Essas texturas e temperatura, juntamente com o sabor detectado pelo sistema gustativo e o cheiro pelo sistema olfativo, combinados, desempenham um papel importante na forma como as pessoas respondem a diferentes alimentos.
Como funciona o sistema gustativo?
Primeiro, veremos como o sistema gustativo funciona, para depois falarmos sobre como todos os sentidos trabalham dentro da boca em conjunto com o sistema oral motor.
Sua língua é porosa. Esses poros são chamados de papilas. Ao olhar para a língua no espelho, pode-se ver as papilas. E todas as suas papilas gustativas estão localizadas dentro desses poros.
Na verdade, cada papila tem de 5 a 1000 papilas gustativas dentro dela.
As papilas gustativas são compostas de receptores gustativos . Esses são os receptores sensoriais que detectam sabores e, em seguida, transmitem informações sensoriais ao cérebro.
Pode haver de 10 a 50 receptores gustativos por papila gustativa (e 5 a 1.000 papilas gustativas por poro).
Esses não são todos os receptores sensoriais na língua. Há ainda os receptores táteis que detectam a dor e a temperatura.
Basicamente, sempre que algo entra em nossa boca (principalmente alimentos, mas também outros itens ) os receptores gustativos são ativados.
A estrutura química das células de sabor determina quais receptores gustativos são ativados. Em seguida, os receptores ativados geram um impulso nervoso, enviando a mensagem através da via neural até o cérebro.
Como os diferentes tipos desses receptores respondem a diferentes substâncias, assim por exemplo, ao saborear o chocolate não são ativados os mesmos receptores gustativos que são usados ao provar uma pimenta.
Quando os sinais do paladar atingem o cérebro
Nos outros sentidos, os sinais neurais normalmente vão direto para o córtex sensorial, onde são interpretados pelo cérebro e, em seguida, é gerada uma resposta.
O sistema gustativo é um pouco diferente. Os sinais desse sistema fazem uma parada no tronco cerebral antes de chegar ao córtex gustativo.
O tronco cerebral determina qual reação inconsciente ao sabor que o corpo vai ter. Por exemplo, se o sabor for desagradável, o tronco cerebral pode provocar náuseas ou engasgos como uma reação automática. Isso pode acontecer antes de sentir o sabor da comida (pois tudo acontece muito rapidamente).
Só quando o sinal atinge o córtex gustativo é que sentimos o sabor de alguma coisa. Aqui, todas as informações de sabor são classificadas.
Os sinais do sistema olfativo também vão para o córtex gustativo porque o olfato desempenha um papel importante no paladar. Assim, uma ocorrência de congestão nasal afeta o sabor da comida.
O Sistema Motor Oral
O sistema oral motor envolve todos os sentidos dentro da boca e é o que cria toda a experiência de qualquer entrada oral.
- A necessidade de mastigar, morder e deglutir vem do estímulo proprioceptivo que recebemos da pressão e do movimento em nossas mandíbulas.
- O sabor das coisas vem dos sistemas gustativo e olfativo.
- O sistema tátil detecta a textura, consistência e temperatura do alimento.
- O processamento sensorial oral não afeta apenas a alimentação. Também afeta a maneira como movemos nossa boca, mexemos com a língua, controlamos a saliva e produzimos sons para a fala.
- Como os sistemas sensoriais trabalham em conjunto, todos eles afetam as funções de processamento sensorial do sistema motor oral.
Problemas de processamento sensorial relacionados ao sistema motor oral
Como já foi dito, vários sistemas sensoriais trabalham em conjunto e afetam as funções de processamento sensorial dentro da boca. Aqui estão alguns exemplos :
- As aversões alimentares podem resultar de hiper-responsividade a estímulos táteis. Isso pode tornar certas texturas insuportáveis. Se este for o caso, a criança pode evitar certos alimentos. Ou pode se recusar a comer alimentos que tenham mais de uma textura. Por exemplo, comer cereal com leite, porque o cereal é crocante e o leite é um líquido suave.
- Quando o sistema proprioceptivo é hiper-responsivo, a criança vai preferir alimentos macios. Se o sistema for hipo-responsivo, ela pode preferir alimentos crocantes ou mastigáveis e gostar mais de bebidas espessas, menos líquidas.
- Algumas pessoas podem ter mais papilas gustativas, o que as faz sentir mais fortemente o sabor. Por exemplo, podem ser altamente sensíveis a certos sabores – ou a todos os sabores – e então, podem preferir comer uma dieta muito branda.
- Ter mais papilas gustativas também significa que há mais receptores de dor na língua, de modo que podem ser particularmente sensíveis a alimentos quentes e a sabores picantes.
Sinais de hipersensibilidade do processamento oral (hiper-responsividade) na criança
- Engasga com frequência enquanto come
- Tem dificuldade de usar um canudo
- Tem seletividade alimentar
- Recusa experimente novos alimentos
- Evita alimentos pastosos ou alimentos crocantes
- Evita alimentos com mais de uma textura
- Problemas de mastigar ou deglutir
- Baba bastante
- Não gosta de escovar dentes
Sinais de hiposensibilidade do processamento oral (hipo-responsividade) na criança
- Frequentemente mastiga itens não alimentares mesmo após a infância (em crianças pequenas, isso é uma parte normal do desenvolvimento)
- Mastigar itens como roupas, lápis, objetos, brinquedos, etc.
- Morde a si mesmo ou os outros
- Gosta ou é insensível a alimentos picantes
- Gosta de alimentos crocantes e mastigáveis
- Faz barulhos irritantes com a boca
- Trinca os dentes ou morde os lábios ou bochechas, frequentemente
Extraído e adaptado do artigo : The Oral Motor System and The Gustatory System
publicado por Nicole Day em HE’S-EXTRAORDINARY.
Para ler artigo original, clique aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos de autismo aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
Se gostou. CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.