18 SINAIS DE PROBLEMAS DO SISTEMA AUDITIVO

O Sistema Auditivo

O sistema auditivo é o sistema sensorial mais complexo e delicado do corpo humano. Este sistema é responsável, obviamente, pelo nosso sentido de audição.

É supersensível. Para se ter uma ideia do quão sensível é, basta lembrar que o sistema auditivo responde 1000 vezes mais rápido que o sistema visual e detecta vibrações muito, muito pequenas.

Como funciona o SISTEMA AUDITIVO

As mensagens auditivas são recebidas pelo cérebro através de duas vias auditivas que precisam trabalhar juntas para que o sistema sensorial auditivo funcione bem.

Vias Auditivas

Existem duas vias auditivas:

  • Via Periférica: que compreende o ouvido externo, médio e interno. Este caminho entrega todos os tipos de mensagens do sistema sensorial auditivo.
  • Via Central: responsável pela entrega apenas de mensagens sensoriais recebidas pelo núcleo coclear.

A Via Auditiva Periférica (Via Primária)

A via auditiva periférica funciona transferindo mensagens sonoras através do ouvido para o córtex auditivo no cérebro.

  • A cartilagem no ouvido externo funciona como refletor de som que nos ajuda a identificar de que direção vem os sons que estamos ouvindo.
  • Em seguida, as vibrações sonoras viajam e são amplificadas dentro do ouvido – passando para o ouvido médio. Os ossos dentro do ouvido médio convertem as vibrações sonoras em vibrações com maior pressão. E em seguida essas vibrações passam para o ouvido interno.
  • O ouvido interno é preenchido com fluido e também contém os órgãos do sistema vestibular . É aqui que o som é convertido de vibrações em sinais neurais para o cérebro processar.
  • Esses sinais neurais passam pelo cérebro até o córtex auditivo, onde são decodificados.
  • As mensagens convertidas em sinais neurais são interpretadas e processada pelo cérebro que envia então uma resposta comportamental.

18 sinais indicativos de disfunções no processamento sensorial

Os desafios de processamento sensorial relacionados ao sistema auditivo variam em função do tipo de problema apresentado. Aqui estão alguns sinais indicativos:

Problemas de Discriminação Sensorial e Percepção

Problemas de discriminação e percepção ocorrem quando o cérebro está tendo dificuldade para interpretar e entender o significado da entrada sensorial. Nesta situação, a criança:

  • Tem dificuldade em dizer a diferença entre duas palavras de sons semelhantes, como “colado” e “calado”, ou “poste” e “pote”.
  • Tem dificuldade em entender o que os outros estão dizendo ao seu redor. Dificuldade que pode ser agravada por ambientes barulhentos.
  • Pode ter dificuldade com a leitura e a ortografia. Por exemplo, ao escrever ou dizer os sons das palavras em ordem errada.
  • Pode parecer estar ouvindo atentamente, mas suas ações mostram que ela não entendeu as instruções de forma correta.
  • Se for pedido a ela para repetir o que alguém acabou de dizer – pode conseguir repetir, porém as palavras não estão na ordem correta.

Problemas de Modulação

Ocorrem quando o cérebro responde de forma exagerada ou insuficiente à entrada auditiva.

Criança Hiper-responsiva (apresenta defensividade auditiva)

  • Não gosta de sons altos; pode tapar os ouvidos com frequência; e é mais afetada pelos sons agudos.
  • Reage a ruídos de fundo que a maioria das pessoas consegue filtrar.
  • Tem dificuldades (acadêmicas) na escola.
  • Esconde-se ou chora em resposta a ruídos altos em casa, como, do aspirador de pó, do liquidificador, do cachorro latindo, etc.
  • Incomoda-se ou distrai-se facilmente por pequenos sons, como um tique-taque de relógio ou água pingando de uma torneira.
  • Tem medo de banheiros públicos devido às descargas barulhentas, secadores de mãos, etc.

Criança Hipo-responsiva (busca de entrada auditiva)

  • Sempre fala alto.
  • Prefere ouvir música e TV com volume bem alto.
  • Faz seus próprios ruídos sempre que está em um ambiente silencioso.
  • Pode criar ruído batendo com um objeto na mesa, cantarolar, etc.
  • Anseia por ruídos de fundo comuns, como querer sempre que o ventilador esteja ligado.
  • Encosta seus ouvidos nas fontes sonoras como, brinquedos, TV, alto-falante de computador, tablet, secador de cabelos, etc.
  • Não responde a sons relevantes, como o sinal tocando na escola ou o pai chamando seu nome.

Se alguns destes sinais foi notado, recomenda-se marcar uma consulta com o médico e uma terapeuta ocupacional com formação em INTEGRAÇÃO SENSORIAL.


Artigo extraído do original publicado por RAISING AN EXTRAORDINARY PERSON

Raising an Extraordinary Person oferece recursos para aprendizado socio-emocional, ferramentas educacionais e de comportamento positivo para apoio de pais, educadores e profissionais da saúde.

Artigo original: “The audiory system?” Clique aqui.


POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos de autismo aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo.

Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.


Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)

Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR    |     Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC    |    Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC    |     Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP   |     Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC


Tradução e adaptação: Equipe Seven Senses


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