Como funciona o Sistema Olfativo?
O sistema olfativo, assim como o sistema gustativo (sabor), faz parte do seu sistema quimico-sensorial. Em outras palavras, ele detecta odores de produtos químicos ou moléculas de odor.
Quando se respira, os receptores olfativos ou células olfativas detectam moléculas de odor do ar. Esses receptores são, na verdade, células ciliadas muito pequenas dentro do nariz que reagem às moléculas de odor.
Então, os receptores olfativos enviam um sinal neural ao bulbo olfativo. O bulbo olfativo, localizado no sistema límbico do cérebro, organiza e processa todos os odores. Também está conectado a várias regiões do cérebro.
O bulbo olfativo contém milhares de células receptoras de odor que transportam informações olfativas processadas pelo bulbo olfativo para outras regiões do cérebro.
Quando ocorre uma disfunção?
O processamento olfativo atípico pode ocorrer quando há um aumento ou diminuição anormal dos sinais transmitidos do epitélio olfativo (células sensoriais olfativas) para o bulbo olfativo. Também pode ocorrer se os receptores sensoriais ou neurônios transmitirem sinais incorretos ao cérebro, fazendo com que se sinta o cheiro das coisas de maneira diferente do real (muitas vezes desagradavelmente) ou de coisas que não têm cheiro.
Problemas de integração sensorial
A seguir estão alguns dos sinais comuns de que uma criança pode estar com problemas de processamento sensorial no sistema olfativo.
Problemas de Percepção ou Discriminação Sensorial
Problemas de discriminação e percepção ocorrem quando o cérebro está tendo dificuldade para interpretar e dar significado à entrada sensorial.
- As funções de discriminação olfativa geralmente andam juntas com as de discriminação gustativa/oral (gosto), porque os dois sistemas estão intimamente conectados.
- O cérebro não consegue identificar odores ou de identificar a fonte de um odor.
- Há distorção de odores – geralmente, neste caso, um odor que é agradável para a maioria das pessoas pode ser sentido, ao contrário, como um cheiro desagradável.
Problemas de modulação
Ocorre quando o cérebro responde demais ou de menos à entrada sensorial.
Hiper-responsivo. A criança se esquiva de odores:
- Sente como forte, certos odores que outros consideram suave
- Evita alimentos por causa de seus cheiros
- Evita locais públicos por causa de muitos odores diferentes
- Por causa da seletividade alimentar tem uma dieta muito limitada ou prefere alimentos muito suaves
- Diz a outras pessoas que elas cheiram mal
- Sente o cheiro de coisas que outras pessoas não sentem por serem muito sutís.
- Tem reações fortes e até agressivas diante de certos odores
Hipo-Responsivo. A criança é um buscador olfativo:
- Frequentemente cheira as pessoas e os objetos
- Gosta de aromas fortes
- Não percebe cheiros “perigosos”, como produtos químicos tóxicos, gás, etc.
- Pede para cheirar mais determinados odores
Considerações
Aos Pais que detectarem alguns dos sinais aqui discutidos, recomenda-se consultar um médico ou terapeutas dedicados ao tratamento de disfunções sensoriais para uma avaliação.
Extraído e adaptado do artigo : How Does The Olfactory System Work?
publicado por Nicole Day em HE’S-EXTRAORDINARY.
Para ler artigo original, clique aqui.
POLÍTICA EDITORIAL: O site Seven Senses acredita que a educação é a chave para o sucesso no atendimento a pessoas com autismo e distúrbios relacionados. Trabalhamos para garantir que a seleção de recursos e conteúdos de autismo aqui publicados contribuam para a conscientização e apoio a famílias e profissionais que se dedicam ao autismo.
Observação: As informações contidas neste site não devem ser usadas como substitutivo de cuidados e aconselhamentos médicos.
Publicado por: Maria Aparecida Griza (CIDA GRIZA)
Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise / PUCPR | Especialista em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – Gerontologia / UFSC | Especialista em Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência / UNESC | Formação em Integração Sensorial -LUDENS – Campinas/SP | Terapeuta Ocupacional da Seven Senses – Espaço Pediátrico de Integração Sensorial – Florianópolis/SC
Se gostou. CURTA e COMPARTILHE. Obrigada.